UM BAÚ MISTERIOSO. - Mario Augusto M. Pinto


 


UM BAÚ MISTERIOSO.
Mario Augusto M. Pinto

Eu gosto muito de praia, não do mar em sí. O que eu gosto mesmo é de olhar a cor da água, ouvir o barulho das ondas e a espuma na água, da areia presa nos pés descalços, andando ou correndo. Gosto dos tipos que andam ou correm; alguns já conhecidos e nos cumprimentamos. Não gosto quando venta muito, mas isso ás vezes faz parte.

Hoje, como de hábito, fui andar á beira d´água acompanhado pelo Fusca, meu cachorro vira-lata que é bastante irrequieto: sai correndo quando jogo um graveto, pega e devolve-o. Gosta de fazer isso o tempo todo em que estamos juntos na praia. Eu também me divirto, dou risadas, falo com ele Pega, Fusca, pega! Ele parece compreender que essa brincadeira me traz alegria e esquecendo a idade – 12 anos! – fica no corre, vai, pega e volta. Depois de um tempo se afasta, me olha e anda meio de lado, devagar. Parece que me diz É para descansar um pouco. Aceito e acarinho sua cabeça. Ele merece.

Gosto de ver o que acontece na praia e estava observando um surfista quando o Fusca parou ao meu lado, latiu e ficou com o focinho erguido, corpo rígido, sem se mexer. Afaguei a cabeça do Fusquinha e perguntei: O que foi? Ele saiu correndo e ao acompanhar sua corrida notei que havia algo encalhado na areia. Ele chegou primeiro. Observei de perto e vi que era um pequenino baú revestido com couro, tendo laminas, cravos e dobradiças de latão.

Fusquinha cheirava, corria, parava, corria novamente e latia ao redor do baú. Ví que não estava muito deteriorado. Percebi que não havia cadeado trancando a tampa; com muito cuidado abri, levantei a tampa devagarinho – podia haver uma surpresa desagradável - e vi que no interior havia só uma coisa: uma garrafa tipo dessas de champagne com algo dentro.  Pensei logo em uma mensagem de algum náufrago; seria o  óbvio. Peguei a garrafa com muito cuidado, destampei e tirei o papel de dentro dela. Desdobrei o papel e li o que estava escrito:

Você logo pensou numa mensagem de um náufrago! Foi ou não foi? Não é nada disso! É 1º de abril. Enganei um bobo na casca do ovo!

Ri muito. Gostei. E o Fusquinha recomeçou a correr. Parece que também gostou.

Mario Augusto Machado Pinto                 SP 09-04-2.013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário