Mulheres - Christiane Lopes




MULHERES
(Mulher presa no quarto quando ouve alguém batendo na porta)

SARA – ( Totalmente em baixo das cobertas – gritando sem se mover dali) Quem é?

LUIZA – Sou eu, vamos Sara! Abre a porta que eu quero falar com você…

SARA – Não! Não quero falar com ninguém! Quero sumir! Quero dormir o resto da vida!!!!

LUIZA – Deixa de ser boba, sempre resolvemos tudo conversando… Amiga é pra essas coisas, lembra quantas vezes você me salvou da depressão…

SARA – Não estou deprimida! To em surto psicótico! E quero ficar nele até sucumbir!!!

LUIZA – Não faz drama…

SARA – Não to fazendo drama… Isso é tragédia mesmo!!

LUIZA – Se você não abrir essa porta vou mandar arrombar!!! Imagina as pessoas espalhando na cidade que tiveram de arrombar a porta na casa da doutora, da psicanalista. Se você tá mau agora, imagina sem trabalho, com todas as contas vencendo…

SARA – Aiii, não se pode mais nem surtar sem pensar em dinheiro! Tem-se prazo até pra enlouquecer!!

LUIZA – Abre essa porta, senão eu chamo a ambulância e o vexame vai ser grande!!

 SARA - Tá bom! Mas só você! (Abre a porta do quarto e a amiga entra)

LUIZA – Querida, você tá péssima… Há   quanto tempo está aqui dentro?

SARA – Não sei… Só sei que quero ficar aqui pro resto da vida… Não aguento mais, estou cansada de fazer tudo, decidir tudo, cuidar de tudo… Não quero saber de agenda, de compromissos, não quero saber o que vamos comer no jantar, não quero saber dos meus filhos, do meu marido…

LUIZA – Olha que alguém vai querer saber dele e depois você ainda vai amargurar uma traição… Sabe como é homem: não quer saber é de  mulher deprimida…
SARA – (Aos berros) Não estou deprimida!!!! Estou em surto psicótico…

LUIZA – TPM! Só pode ser TPM!!!

SARA – Já estou na menopausa!!! E já falei que não é depressão! To de saco cheio, não quero ver ninguém, cansei de cumprir metas, cansei de agenda e listinhas com tarefas do dia! (Vai até a bolsa e pega sua agenda e começa a rasgá-la enlouquecidamente)

LUIZA – Não acredito que você ainda usa essa agenda de papel! Isso tá fora de moda, criatura!

SARA – Eu, to fora de moda!!! Eu quero me tirar do estoque!!!

LUIZA – Não fala besteira, a gente ainda dá pro gasto. Sabe que eu tava mesmo querendo te contar e ainda não tive tempo: Ontem eu recebi uma cantada!!! Menina, sabe aquele personal que tava saindo com a Vera? Eu achava que era interesse, imagina ele é muito mais moço, e personal tem fama não é?  Depois a Vera ta acabada, aliás, eles terminaram. E ontem, ele deu em cima de mim. Um fofo, super querido, ele é gente boa mesmo, eu tava enganada. Menina, me empolguei e paguei aula de tudo que foi coisa, agora vou entrar em forma!!!

SARA – Para de falar!!! Puta, você não me escuta nem quando estou a ponto de me suicidar!!!

LUIZA – Só to te contando uma história para te animar, eu sei ouvir uma amiga em apuros… Acontece que se nos cuidarmos ainda temos muitas chances. E o seu marido ainda tá bem na foto… Sabe como é, homem envelhece menos que mulher…

SARA – Problema dele se tá bem. Eu não quero mais estar bem! Não quero passar o dia vencendo etapas e ainda chegar à noite com culpa porque não malhei, não fiz a dieta certa, não cuidei direito dos filhos, não fiz uma ótima janta, não transei com tanto tesão… Não quero mais me cobrar uma felicidade de propaganda de Margarina e morrer sempre na praia!!! Hoje em dia se exige tudo de uma mulher: a gente tem que ser inteligente, bonita, malhada, articulada, conectada, plugada, tuitada.. Ahhhhh!!!! Quero sumir!!!

LUIZA – Ai, você exagera as coisas! Eu acho que o teu problema é ser perfeccionista. Você fica querendo ser a mulher maravilha e acaba aí, toda envelhecida, gorda, estressada… Eu vivo te falando pra não levar a vida tão à sério!
SARA – Viu?! Você está me cobrando… Eu to na maior desgraça e você me faz sentir culpada por isso! Aliás, eu já me culpo o tempo todo… Às vezes, fico pensando que mulher tem um carma péssimo, pois a gente vive se sentindo culpada de tudo!!!

LUIZA – É… Por um lado é verdade, pois se a gente fez o Adão comer aquela maldita maçã… Nós é que inventamos o pecado, então por isso a culpa é nossa doença…Também sem aquele bendito pecado o que seria da raça humana?!

SARA – É, mas, a gente tem uma culpa entranhada na alma, sim. E também tem a história de que a gente não tem o amor incondicional da mãe como os homens… Sem falar que para Lacan a mulher nem existe!

LUIZA – Ai, tá bom… Agora você já tá entrando nesse papo de psicanalista que eu não entendo um ovo…

SARA – Tudo bem, estamos falando da culpa… Se culpar o tempo todo é pior que um surto psicótico… To me cobrando de estar no fundo do poço… Será que vou me culpar até quando estiver morrendo? (pegando uma caixa de comprimidos)

LUIZA – Cruzes, Sara, vira essa boca pra lá!!!

SARA – Ué, não é certo que vamos morrer, pelo menos ninguém tem culpa de morrer… Imagina se nem todo mundo morresse… Ficariam aquelas pessoas comentando, julgando o morto: “o incompetente morreu, deixou um monte de coisas para resolver e teve a falta de cuidado e morreu!” Pelo menos quando a gente morre a culpa morre junto, ninguém julga alguém porque morreu!

LUIZA – Claro, a gente não tem domínio sobre a morte!!!

SARA – E do que a gente tem domínio?

LUIZA – Ah, sei lá… Tem domínio do… Das nossas decisões, lembra do livre arbítrio.

SARA – Você tá me enrolando… Eu quero que você me diga o que de realmente importante na vida nós, humanos e racionais podemos realmente decidir, optar, comandar…

LUIZA – Você é que é a psicanalista e eu é que tenho que responder?!

SARA – Pois estou em crise com a psicanálise também… Passo a vida decidindo coisas, fazendo tarefas, mas de repente tudo sai ao contrário, quero uma coisa e acontece outra totalmente diferente… Sou um joguete nas mãos do destino!!! Os gregos é que estavam certos! Ninguém foge ao próprio destino. E o meu parece ser, morrer tentando cumprir as milhões de tarefas que tenho… Nunca consigo cumprir minhas metas!!! Se eu fosse minha funcionária já estava demitida!

LUIZA – Tá, mas acho que você exagera, eu posso decidir, por exemplo,  com quem vou me casar, com quem quero ter filhos…

SARA – Você?! Você tá tão desesperada para não perder o prazo de ser mãe que tá pegando qualquer um…

LUIZA – Ai, Sara, também não é assim…

SARA – Vai dizer que to mentindo…Esse personal que acabou de chutar a Vera é um gigolozinho!!! Você sabe disso e acabou de me pintar um príncipe encantado, você ta querendo enganar a quem mesmo?!

LUIZA – Puta merda, psicanalista em depressão é pior que uma metralhadora!!

SARA – To surtada!! Quer que eu seja doce e meiga no meio de um surto?! Me sinto péssima em tudo!!!

LUIZA – Amanhã você já vai se ver melhor…Vamos acordar cedo, malhar, ir na dermatologista…

SARA – Não aguento mais…Queria me riscar do mapa, mas sem dor…Ai, eu quero não me cobrar mais, a vida deve ser mais do que cumprir tarefas…( Juntando os papéis do chão) Meu Deus! Esqueci que tenho um cliente às 7h! E amanhã a Laurinha tem prova, que dia é amanhã mesmo…

LUIZA – Viu, se fosse uma agenda eletrônica…

SARA – Ai, sim seria impossível, eu teria deletado tudo… Será? Você acha que estou fora de moda com essa agenda, mesmo?

LUIZA – Claro, olha que coisa mais antiga… O quê? Amanhã é seu aniversário de casamento?

SARA – É?! Ai, meu Deus eu tinha esquecido! Tenho que fazer alguma coisa, não posso deixar passar, essas coisas são importantes, senão daqui a pouco estamos esquecendo de transar…

LUIZA – To te falando, acho melhor você parar com essa manha e se mexer… Sabe como é: se você para a fila anda.

SARA – Tá bom, então vamos comigo até o shopping para comprar um presente para o Beto.

LUIZA – Agora eu não posso, tenho aula de sppinning. O bonitinho vai dar aula e eu não posso faltar.

SARA – Tudo bem, lembrei que tenho um paciente às 19h, depois tenho uma reunião na clínica comunitária… Putz, tinha esquecido do Dr Augusto, meu Deus, esse cara é o papa da psicanálise, não posso adiar essa reunião…(Começa a enlouquecer cada vez mais com os pedacinhos de papel da agenda rasgada)



Nenhum comentário:

Postar um comentário