Rito de Passagem - Suzana da Cunha Lima

Rito de Passagem - Suzana da Cunha Lima



RITO DE PASSAGEM
Suzana da Cunha Lima

Ontem fui ao Parque Vila Lobos. Tarde linda, ensolarada.

A praça chinesa, estava repleta de crianças, com seus saquinhos de pipoca, chilreando como pássaros livres. Outras se detinham em redor de uma espécie de piscina que tinha se formado após um temporal.  Grande dúvida! Entro aí ou não? O apelo da água naquele dia quente foi maior e muitas se aventuraram a se banhar nela.

Criança  arrisca, se diverte com pequenas coisas, pensei. Acho que deveríamos fazer  o mesmo.

Sentei-me num banco a apreciar o movimento das pessoas, o pensamento longe.  Tempo que eu estava dando para mim,  de reflexão, encantamento e gratidão pelos rumos que minha vida tomara, quando o amor me atropelara ali mesmo, naquele Parque, anos atrás..

E ao pensar nisso, subitamente, eu estava lá, moça e bonita, andando de bicicleta a sentir o perfume delicado do arvoredo em flor. Até hoje, este perfume me lembra o homem que me levou a partilhar o mesmo caminho e a mesma história, que dividimos até hoje. Pois foi lá que o vi, pela primeira vez. Sentado em frente ao lago, tão jovem e ao mesmo tempo tão velho... Dedilhava um violão e cantava baixinho, algo muito inspirado porque acompanhava  a cantoria dos pardais.

Achei-o tão belo e a cena tão linda,  que me distrai e acabei levando um tombo.  

Ele devia também estar me olhando, porque veio correndo me ajudar a levantar.

Ao senti-lo tão próximo, meu coração começou a bater depressa, como se eu fosse adolescente outra vez.  Esqueci o cansaço e a renúncia aos sonhos diante de meu casamento falido, e que tinha extinguido a chama da esperança de encontrar o amor, o amor como eu o imaginava.  Era um tempo que eu havia deixado para trás, sem saudade nenhuma, mas nada colocara no seu lugar. Vivia um espaço vazio.
Sentamos num banco e conversamos tanto que nem sentimos a proximidade do temporal, aquelas tempestades de verão que nos pegam de surpresa, como o sentimento que estava a aflorar no meu coração. Só deu tempo de corrermos para a primeira marquise, já de mãos dadas e lá continuamos nossa prosa. A chuva parou e fomos brindados com um imenso arco-íris.

Eu não sabia que, naquele instante, eu estava cumprindo uma espécie de rito de passagem: deixara para traz minhas tolas certezas, uma vida estéril sem nenhum sentido, uma estrada sem flores que não levava a canto algum.

Estava dando um  salto no escuro, à busca de algo novo e poderoso que me fizesse sentir outra vez o doce sabor  da felicidade.

E assim  voltamos para casa, pisando leve na calçada molhada, como se nossos pés fossem plumas e o amor, ainda nascendo, nos conduzisse pelo ar.

Nunca me arrependi.

SUZANA DA CUNHA LIMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário