O JOGO DO BICHO - Oswaldo U. Lopes






O JOGO DO BICHO
Oswaldo U. Lopes


        Não conheço nada mais brasileiro do que o jogo do bicho. Está incluído entre as coisas que são nossas, como diria Noel Rosa que, aliás, pediu dinheiro ao garçom, pois tinha deixado o dele com o bicheiro. Este é o país do samba, futebol, prontidão (Salve Noel) e jogo do bicho.

        Lembro-me, bem moleque, andando pelo centro da cidade, próximo a Praça da Sé, ouvir o famoso pregão:

- Olha a borboleta, a borboleta 13.

        O vendedor estava anunciando bilhetes da loteria federal, usando elementos do jogo do bicho. Custei a entender essa numeração, a borboleta é o quarto bicho na série que de alfabética tem só uma intenção genérica. Afinal o avestruz vem antes da águia e o burro antes da borboleta.

        É curioso, jogar em números é universal e associá-los também:

- La paura fa novanta. Se sonhou com medo ou terror jogue no 90, dizem os italianos.

-Sonhar com rei dá leão, já foi enredo de Escola de Samba. A Beija-Flor conquistou seu primeiro título com esse samba em 1976. Aliás o samba começava, para não deixar duvidas, com o seguinte verso:

- Sonhar com anjo é borboleta...

        Era um tempo maravilhoso, apesar da ditadura, o desfile era patrocinado pelos bicheiros e não pelo tráfico.

        Muita gente já ouviu chamarem a nota de 50 reais de galo, porque no grupo o cinquenta é do galo, como o vinte é do cachorro. Ninguém chama a nota de cem de vaca, por que:

1 – Não fica bem

2 – No grupo da vaca não tem 100, tem 00.

        Todo mundo fala que deu zebra, mesmo sem saber que é um bicho que não pode dar porque não faz parte da lista do Barão de Drummond.

        Como leigo e não frequentador das esquinas cariocas, demorei a entender que o grupo era mais importante que o indivíduo no jogo do bicho. Mas o que é grupo?

        Você multiplica o número do bicho por quatro e vem recuando.

        O avestruz é o número 1 logo o grupo do avestruz é 4, 3, 2, 1, assim como o da borboleta que é número 4, resulta no grupo 16,15,14,13 e o famoso borboleta 13.

        Você deve se perguntar o que fazem o camelo, o leão, o elefante, o tigre num jogo brasileiro? É que o jogo nasceu no zoológico do Rio de Janeiro, explorado pelo Barão, de modo que o sorteio, no fim do dia, era entre os bichos exibidos.

        O jogo é surpreendentemente honesto. Quando há sorteio da loteria federal vale para o jogo do bicho, os números por ela sorteados. Quando não há, faz-se um sorteio seríssimo que os jornais populares anunciam como:
        Apareceu colado num poste.

        O que lhes tira a responsabilidade pela divulgação e garante até ao delegado encarregado da repreensão o acesso ao resultado.

        A propósito jogo do bicho, no Brasil não é crime é contravenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário