Antes de partir - Oswaldo U.Lopes


ANTES DE PARTIR
Oswaldo U. Lopes


         Quem vê o pequeno filme não tem como não se lembrar do grande filme que foi ANTES DE PARTIR ( The Bucket List) do diretor Rub Reiner e que tinha no elenco Morgan Freeman e Jack Nicholson.

 Muitos choraram ao ver o grande filme outros o acharam sentimentalóide, mas à sua maneira, marcou época. Não que seu diretor não tivesse méritos nem história. É também dele outro filme  marcante: A Few Good Men que tinha no elenco o mesmo Jack Nicholson, Tom Cruise e Demi Moore.

Bem voltemos ao nosso pequeno filme. O cenário e um quarto de Hospital, com duas camas e dois personagens principais. Um, relativamente jovem, negro e cego. Não nos é dado saber se ele esta em tratamento para cegueira, mas o curativo que ele tem na cabeça, toma-a por completo e bloqueia seus olhos. O outro é um branco, bem mais velho e parecendo fisicamente mais abatido.

 Ambos conversam sobre um suposto parque visível da janela e onde um jovem casal se encontra de vez em quando. Na descrição do velho que enxerga, ele vai ao encontro dela levando flores. O jovem negro pergunta do anel.

É uma primeira identificação de um filme feito na cultura americana. O anel de pedido de casamento é distinto da aliança. Geralmente é um solitário de tamanho e preço variável que a mulher usará com muito orgulho. Por isso o jovem negro tanto fala que ele quer o anel. No ultimo dialogo entre eles, como só depois saberemos, o velho descreve, por fim, a presença do esperado anel e o rosto do jovem negro se irradia.
Há outros elementos da cultura americana, mais sutis, mas não menos presentes. Uma certa frieza e distanciamento das pessoas de enfermagem. Os latinos certamente acharão estranho, mas os anglo-saxônicos tem como traço forte esse distanciamento. Mesmo no conjunto hospitalar, onde se esperaria maior achego e participação, dado o sofrimento presente e constante, mais ele é notado.

No mesmo contesto a fala da enfermeira sobre a morte do velho, simples é direta: ele não conseguiu, é outro exemplo desse distanciamento. Se quisermos até a expressão, parede de tijolo no lugar do tão sonhado parque tem traços da cultura americana. Uma casa de tijolos ( brick house) é algo que você até coloca no anúncio para vender uma casa. Quando você fala em parede de tijolo ( brick wall) esta falando em paredão para contrastar com um parque verde.

Esse é talvez o ponto culminante do pequeno filme. O jovem negro percebe que foi enganado o tempo todo pelo velho a respeito do casal de namorados e do parque. Por segundos pensamos em qual será sua reação. Raiva por ter sido enganado, revolta pela própria cegueira, angustia de quem não pode ver por si próprio? Não, ele ri, ri muito e nos faz entender que gostou, amou e compreendeu a descrição do querido parque da maneira que o velho fazia. E para sempre naquele hospital, daquele lado em vez de uma parede de tijolos estará presente um belíssimo parque e um jovem casal de”promesi sposi”, como diriam os italianos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário