Se as palavras conversassem - Ises A. Abrahamsohn


Resultado de imagem para desenho de carinha no joelho

Se as palavras conversassem
Ises A. Abrahamsohn

Em algum lugar distante da terra existe um país habitado só por palavras.  Cada cidade do país tem palavras de uma só língua.  Assim as palavras francesas habitam uma cidade, as da língua inglesa outra diferente, e assim por diante. As palavras da língua portuguesa  também têm a sua própria cidade. Lá tudo é muito organizado, as palavras se agrupam em bairros  e quem toma conta do funcionamento da cidade é a dona gramática, que controla os encontros das palavras. Um grupo de palavras do mesmo bairro estava na lanchonete  conversava animadamente, esperando serem chamadas para trabalhar. Eram palavras que indicavam várias partes do corpo.  A maioria estava contente com as utilidades que lhes eram destinadas.  Porque, além do seu significado mais comum, podiam assumir outros dependendo de como fossem usadas para exprimir o pensamento dos humanos. Assim, a palavra olho se gabava para as palavras da mesa, pelo fato de poder ter muitos sentidos.

̶  Vejam só, eu posso ser olho de águia ou de lince, olho gordo, olho vivo , olho d’água, olho de peixe e  posso também estar de olho em alguém ou fazer alguma coisa saltar aos olhos !

Aí começou uma competição entre as elas, cada qual querendo mostrar mais usos. O pé, então, tinha tantos usos que desbancou facilmente o olho. Pé de meia, pé de chinelo, pé-de-cabra, pé-ante-pé, pé da cama, pé de pato, “em que pé está?” e assim foi enumerando até que a palavra joelho lhe deu um cutucão para parar.


  ̶  Parem de ficar se exibindo, gritou. Isso mesmo, eu e minhas primas  tornozelo e  queixo temos apenas um significado mas somos tão importantes quanto vocês. Quando somos pronunciadas somos absolutamente precisas.  Um joelho é um joelho e ponto final.  Quando eu era menor ficava com muito complexo, até minha prima, cotovelo, zombava de mim. Só porque tem uma peça de encanamento chamada “cotovelo” . Pois bem, não existe nenhum cano curvo chamado joelho. Mas eu estou em todos os animais vertebrados e quando dói não tem dúvida: joelho é o joelho que fica na perna!  Às vezes os humanos olham para os filhotes recém-nascidos e dizem:  ̶  Este tem cara de joelho! Fico contente, sim, porque ele tem a cara bem lisinha e gordinha, a testa alta e sem pelos, exatamente como um joelho deve ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário