PALAVRAS ENVOLVENTES - Silvia Helena de Ávila Ballarati


Imagem relacionada

PALAVRAS ENVOLVENTES
Silvia Helena de Ávila Ballarati

Ela encontrou a economia italiana na pior fase de sua história recente.  Sabina Langhi voltou ao país, com ideias e propostas inovadoras.

Desde os tempos da universidade em Roma, destacava-se como aluna brilhante.  Muito aplicada, seguidora fiel das normas da escola, se sobressaía nas provas e seus trabalhos extracurriculares eram verdadeiros tesouros para os colegas. 

Destacava-se principalmente no comportamento, dava-se bem com professores e diretores e era a ponte entre eles e seus colegas. Tinha consciência  do domínio que exercia sobre eles, pois era super bem  articulada e sabia fazer uso das palavras no momento certo.  Foi eleita oradora da turma de formatura e seu discurso mostrou a todos os formandos as inúmeras janelas que se abriam no mercado de trabalho.  Falou com muita propriedade e tanto entusiasmo que levou a plateia a um sentimento crescente de que fariam um país melhor, todos em breve estariam trabalhando, constituindo suas  famílias, enriquecendo, um verdadeiro delírio ufanista.

Seu primeiro emprego foi na área administrativa de um banco e por acaso resolveram mandá-la para trabalhar numa filial no leste europeu.  Foi quando viveu muito de perto as questões operárias e  teve  um contato nevrálgico com o comunismo. Deixou-se contaminar pela política e passou a defensora ferrenha dessas  novas ideias.  Sabina continuava muito bem articulada, o que mudara fora seu discurso. Do banco foi à televisão, aos jornais, às ruas.  Envolveu-se completamente com o partido comunista tornando-se membro atuante, seu horizonte linear não existia mais, a carreira profissional fora deixada de lado.

 Quando voltou à Itália, veio com a língua afiada para criticar o capitalismo.  Seus antigos colegas não a reconheciam naquela armadura  pseudo-igualitária.  Suas ideias  não encontravam eco nos jovens da velha universidade, viam como leviandade,  como modismo passageiro de sua parte.

Mas, Sabina continuava a mesma pessoa envolvente,  seus pensamentos tocavam fundo a alma da juventude pulsante de Roma e pouco a pouco ela foi se revelando uma ativista política importante  e se infiltrando nas fendas abertas da Europa decadente.  Para ela foi este o início definitivo na vida política italiana,  uma experiência transformadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário