MEU REFÚGIO - M.Luiza de Camargo Malina


MEU REFÚGIO
Vou embora para: Ilha de Páscoa
M.Luiza de Camargo Malina

Decidiram por mim. Ilha de Páscoa.

Sem poder de escolha. A mala está de boca aberta, tão aberta quanto a minha. O problema não é o que levar, e sim, o que deixar. Não tenho tempo, preciso ser rápido. A passagem, qual o horário? A ampulheta não consegue parar. Escoa. Escoa meu pensamento restringindo-me ao nada e ao tudo ao mesmo tempo. Um calafrio me orienta na precisão do fazer para o futuro, não, não posso pensar no que estou deixando, é minha vida; se me encontrarem será pior, a notícia ainda não vazou. 

O dia continua adormecido nos braços da noite; rápido, todos os sentidos me levam a esta única salvação: fugir. Vou deixar comida suficiente para Toby, já pressentiu o meu distanciar, acredito que ele consiga ler os pensamentos. Enquanto me preparo, eu vou... O que... O que é que eu vou... Talvez... Pensar numa garota para ficar com ele. Já sei vou deixar a porta entreaberta. Ele ao menos poderá decidir o que fazer.

Minhas coisas. Preciso me concentrar. Um farol de carro piscando, são eles. Não há mais tempo, fui. Nem olho para Toby que resmunga um adeus. Atropelo os degraus da escada de serviço. Silêncio absoluto. O porteiro cochila. Ótimo. Consegui. Entro no carro, não bato a porta. Sumi.

O voo no jatinho foi o único som que ouvi; nem um bom dia ou boa viagem do ocupante do carro foi dito, para que eu não o identificasse. Relaxo. Foi melhor.

Ilha de Páscoa. Deveria beijar o chão? Não. Tenho certeza de que não serei o “homem pássaro”. Ficarei um dia no hotel. Novo hóspede. Novo nome. Nova pessoa. Novo investidor. O solitário dono da pousada Orongo, sem número e sem nome de rua, que apenas proporciona visitas aos cerimoniais que definem o líder da ilha, no topo do vulcão Rano Kau.


Vivo e vivo.  A cada sol torno-me mais vivo na testemunha da cumplicidade dos moais tatuados e observando a perseverança das ondas do mar, onde o recuo transforma-se num novo avanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário