WILMA A CADELA VADIA - Oswaldo U. Lopes



WILMA A CADELA VADIA
Oswaldo U. Lopes

         Livraria de shopping é boa por causa disso é grande e cheia de estantes que permitem seguir uma pessoa sem que ela perceba. Reconheço de cara Wilma essa cadela da direita. Lembro-me de tudo,  são todos comunistas. Somos nós ou eles. A primeira vez fora por causa do filho do André que foi preso logo no começo do golpe de 64 dai foram tirando a filha da creche a Joana se desesperou porque tinha que visitar o marido preso e onde ia deixar a filha que já estava acostumada na creche. Nunca esqueço foi na sala do Silvio, a enfermeira chefe do HC e a Wilma vestida de azul. Caçadora de esmeraldas. Era assim que chamavam as chamadas voluntárias do HC. Naquele tempo usava-se azul e não o rosa como cor do avental. Não tem conversa não ele tá preso,  e a criança fica fora da creche. Vai caçar um médico por ai é para isso que você está aqui, vai catar coquinho ou achar marido. Nunca vira cara de tão poucos amigos. Silvio resolveu a questão a seu jeito. Deu um leve murro na mesa e disse:

- A criança fica.


O ódio da Wilma dava para cortar de faca de tão sólido. A cadela continuou perseguindo “os comunistas”. Até o Instituto Sedes Sapientiae não escapou além de vadia Wilma é psicóloga e frequentava o Instituto onde fazia cursos. Não era só eu não, todo mundo olhava de soslaio, mas ela parecia legal. A Madre Cristina dava abrigo para todo mundo. Alcoólatras Anônimos, bem conhecidos na verdade, perseguidos da policia, perseguidos do DOPS, perseguidos pelos fantasmas da mente. Não fazia distinção quem podia ajudar em troca ajudava. Quem não podia era ajudado. Em 68, AI-5 e uma baita perseguição. Não mexeram com a Madre, ainda bem,  mas invadiram o recinto, me lembro muito bem de cada momento. Confessar o que? Só vou lá para dar assistência médica e participar do grupo de alcoólatras. Pera aí, pau de arara não! Não fiz nada. Meu Deus me ajude. Se eu soubesse já tinha confessado. Os choques na parte baixa eram de matar. E ainda não é para valer. Como? É, faziam isso para assustar e o cara quando sair nem pensar em ajudar os meliantes. Madre de Deus me ajude! Ela ajudou, conseguiu me tirar de lá. O grande mistério é nunca prenderam a freira. Ou o santo era forte ou tinham medo de Deus. Cristo será que tinham? E aquela mania dela de ir de sacola de feira visitar os presos e levar comida. Quem acha o Papa Francisco, o padre da misericórdia não conheceu a Madre. Pois é foi a Wilma quem denunciou todo mundo e tudo que se fazia lá. Queria continuar frequentando, mas o clima não dava mais. Eu também parei. Ela me introduziu o medo na vida. Cadela vadia denunciou gente que ela sabia inocente gente que nem participava dos grupos mas para ela era tudo comunista. O marido também aplaudia. Hostilizados foram mas o povo tinha medo agora está ai, andando na livraria será que me reconheceu. Ela sabe muito bem o que fizeram comigo, MUITO BEM! Não me deram chance e ela tinha acesso à lista dos presos era informante com status será que me reconheceu? Vagabunda ordinária legal essas caixas quadradas no meio da livraria dá para um entrar de um lado e encarar o outro do lado de lá tomara que ela se aproxime do caixa enquanto isso vou chegando mais perto. Opa ela viu, agora ela me viu, olho no olho vou encarar firme quem sabe ela perceba meu ódio, ah ela tirou o olhar do jogo de olhar não suportou o jogo parece estar em pânico com certo medo. Não me sinto vingado apenas vencedor de mais um round.

Nenhum comentário:

Postar um comentário