Ascenção e Queda de uma Indústria Centenária - Ledice Pereira




Ascenção e Queda de uma Indústria Centenária
Ledice Pereira

Lenita Fragoso estava se saindo muito bem em suas investigações, tanto que foi indicada para desvendar o porquê das ações da maior empresa industrial da cidade,  estarem despencando a olhos vistos.

Henrique Linhares herdara do pai, que herdara de seu avô, a “Indústria Linhares de Peças para Teclados Musicais”.

Fabricavam pequeninas peças que compunham pedais nas várias marcas de teclados existentes no país.

Iniciaram seus trabalhos no início do século XX, com a manufatura de peças para pedais de piano e, no final do século, evoluíra para os de teclados.

 O avô era um artífice e fazia peças artesanais especialmente encomendadas pelas famílias abastadas de então.

Seu Felipe Linhares, pai de Henrique, engenheiro industrial por formação, modernizara a empresa, ampliando-a e contratando mão de obra especializada, até se tornar a única empresa industrial do ramo no Estado. Henrique tentara seguir os passos do pai.

E eis que em 2011, outra empresa surgiu na cidade vizinha e, em menos de cinco anos, passou a liderar o mercado.

Lenita começou por consultar as fichas dos empregados,  que ali trabalharam nos últimos dez anos, detendo-se nos que foram despedidos ou se demitiram nos últimos dois. Ao todo, trinta e dois possíveis suspeitos que foram listados num banco de dados. Tinha em mãos um belo quebra-cabeça. Mas não encontrava o fio da meada.

 “Tenho que analisar o motivo do desligamento de cada um, bem como o tempo de permanência na empresa.”

Na semana seguinte, ao saber da abertura de vagas de auxiliar de escritório na indústria concorrente, viajou para a cidade vizinha, que  ficava a trinta  e cinco minutos de onde vivia e lá se apresentou candidatando-se ao cargo. Por possuir um curriculum excelente, foi imediatamente contratada.

O emprego era para meio período o que caía como luva para os seus ideais: investigar funcionários e diretores, bem como os proprietários da Indústria rival.

Logo, fez amizade com os demais funcionários e, por ser rápida e eficiente, realizava suas tarefas e ainda ajudava os colegas a realizar as suas. Isso facilitava o acesso a arquivos e dependências da empresa. A empresa era toda informatizada, portanto, não demorou muito a acessar arquivos de funcionários, que poderiam fazê-la chegar a alguma conclusão. Mas, pelo visto, não havia coincidências de nomes.

Após dois meses, sem que chegasse a qualquer conclusão, pediram-lhe que levasse algumas pastas aos sócios proprietários que realizavam uma reunião a portas fechadas. Ficou surpresa quando se deparou com Henrique Linhares. Ela o havia visto vagamente, quando de sua contratação como investigadora.

“O que esse senhor está fazendo exatamente nessa empresa rival que o está desbancando do mercado?” - pensou ela, tentando se inteirar sobre o que falavam.

“A sorte é que ele não me conhece, pois conversei apenas com o chefe do setor de finanças.”

Teve que sair da sala, mas ficou encafifada com o que vira. Nada do que ouviu serviu para esclarecê-la. Procurou questionar os demais funcionários que não elucidaram sua dúvida. Entretanto, esse fato mudou o rumo da investigação.

Após promover pesquisas constatou que o senhor Henrique, tinha inúmeros processos trabalhistas, estava pendente com a Receita Federal e  pesavam sobre a empresa inúmeros títulos protestados. A Indústria Linhares estava prestes a abrir falência.

Checando as companhias aéreas, ela descobriu que ele pretendia fugir do país.

Conseguiu impedir que isso acontecesse, denunciando-o à Polícia Federal a tempo.

Preso, ele revelou que fora persuadido por seu primo Renato, advogado trabalhista,  a abrir nova empresa, com o dinheiro que havia desviado por anos, na qual seu nome não aparecesse, numa sociedade do tipo dinheiro e trabalho, em que Renato entraria com o trabalho. Paralelamente, teriam assinado um contrato de gaveta onde constava o nome dos dois, além de Renato ficar também encarregado de tentar resolver todas as pendências da empresa falida.

O Chefe do Departamento Financeiro que a contratara, e que possuía uma fração como sócio na Indústria Linhares, elogiou o trabalho de Lenita Fragoso, admirando sua linha de raciocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário