Mentira traiçoeira - José Vicente Jardim de Camargo

 
Mentira Traiçoeira   
José Vicente Jardim de Camargo   


Era um domingo de Sol, céu límpido, sem qualquer vestígio de nuvem, ideal para renovar o bronzeado que já estava precisando após dias de frio e chuva.

Bem dormido e disposto, Rogério só pensava em ir logo à praia,    bater uma bola com o pessoal da rua 6 e, nos intervalos, dar umas surfadas se as ondas estivessem boas e a orla não muito cheia, o que duvidava.

Munido dos apetrechos essenciais, o menos possível, para não esconder o visual sarado que lhe custou tantos sacrifícios de dietas e academias, Rogério caminha pelo calçadão mirando disfarçadamente, com o canto dos olhos, o pessoal estendido na areia a procura de Verinha com quem está a fim de iniciar um novo caso, depois do fora que levou na última paquera.

Com Verinha vai ser diferente. Uma relação daquelas do tipo “deixa rolar para ver o que dá”, na sua opinião, a melhor de todas para sua idade e situação financeira.

Súbito vê Mauricio vindo em sua direção, gesticulando como a dizer  – “saco! Por onde você anda!”:

—  Cara, já te liguei varias vezes, sempre caixa postal. Tu precisa me dar uma mão. A Lucia insiste em saber por que eu não apareço mais no bar do Mané às sextas-feiras. Já falei pra ela que estou fazendo o curso de autoajuda promovido pelo Centro Acadêmico, mas ela não acredita, acha que um cara como eu jamais faria tal coisa, não combina! Só tu sabe o motivo de eu estar fazendo esse sacrifício, enfrentando esse besteirol todo, sem pé nem cabeça!

 É, mas você não me disse ainda o nome dela -  completa Rogério curioso.

 Vou te contar só depois que tiver a pombinha na mão, entregar o santo antes dá azar! - continua Mauricio apressado em ter o ok do amigo e continua:

—  A Lucia está com o pessoal na rua 6, digas a ela que nos dois  fazemos o curso, que está muito interessante, levanta o astral, melhora a performance, invente um blablá, qualquer. Você sabe que é da Lucia que eu gosto, assunto sério, planos de morarmos juntos assim que o negocio dela melhorar. A outra é passa tempo, pura vaidade, não podia deixar passar um mulherão desses sem tentar beliscar, coisa fina... Depois a vontade acalma, o orgulho satisfaz e vira passado...

Rogério, a contra gosto concorda, querendo logo terminar a conversa para curtir a praia e talvez um dia pedir uma retribuição pelo favor prestado.

Suado, cansado do jogo de vôlei bem disputado e pensando em pegar umas ondas mais tarde, procura Lucia na turma e senta ao seu lado puxando logo a conversa combinada:

 Outra coisa olhar a vida satisfeito consigo mesmo, até o jogo rola melhor. Ótima ideia teve o Mauricio de fazermos esse curso do Centro Acadêmico. Me deixa muito Zen. Único senão é ser as sextas a noite, termina tarde, com jogo no sábado cedo, não dá para esticar pra balada, vou direto pra cama.

Lucia o mira com um olhar de surpresa:

— Não sabia que você também participa, Mauricio não me disse  nada. Fico aliviada em saber. Você me tira um peso da consciência. Já pensava em ir ao curso para ver se é verdade. Faria papel de boba e Mauricio poderia até terminar comigo, ele detesta cenas de ciúmes.

 — Mas me diga, do que você mais gosta do curso, quero fazer no próximo ano!
Rogério levanta rápido dizendo:

— Desculpe, estão me chamando para o jogo, depois falamos...

No troca de bolas, Rogério toma a decisão de ir ao curso a procura de alguma apostila sobre o conteúdo do mesmo, caso Lucia insista com a mesma pergunta.

 — Sala 4 do pátio! -  diz o funcionário ao ser perguntado do local do curso de auto-ajuda.

No meio de um burburinho de vozes, risadas, empurra-empurra, ambiente típico de recreio, Rogério procura a sala informada para encontrar Mauricio, lhe contar o sucesso do acordo e a necessidade da apostila.

Súbito estanca, pálido vê encostada ao lado do quiosque, cabeça reclinada sobre os ombros do companheiro, entrelaçados, numa troca de caricias:

Verinha!

A garota que ele está a fim, que há tempos vem tentando paquerar, com desejos e paixões crescendo no peito cada vez que a vê ou imagina a cena dos dois juntos, enamorados...

Balbucia um palavrão! Seu pensamento está confuso, não consegue pensar direito e a ficha cai de vez ao reconhecer, ao lado dela Mauricio...


Nenhum comentário:

Postar um comentário