Surgiu uma nova ideia para um livro?
Precisamos planejar o roteiro do
enredo.
O
roteiro do enredo é fundamental para que o autor não se confunda, não se
atrapalhe com os acontecimentos.
O
que é roteiro de enredo?
É
um arquivo onde vai ser anotado tudo o que vai acontecer na uma história, das
cenas descritas aos diálogos dos personagens – exatamente como o roteiro de um
filme.
Há
quem não precise desse roteiro.
Esse,
por exemplo, é o roteiro de Harry Potter e a Ordem da Fênix, feito por J.K.
Rowling para que ela pudesse ter uma ideia mais concisa da história
Método Snowflake para
construção de romances
Randy
Ingermanson criou o método “snowflake” (floco de neve) para os novos escritores
começarem a estruturar o enredo de seus livros. Isso foi pensado porque muitos
escritores têm dificuldade em estruturar o enredo.
E
como funciona? Através do outline (esboço, esquema) é construído o roteiro
partindo de um resumo. Parece estranho partir de um resumo se nem se conhece ainda
a história, não é mesmo? Pois é isso mesmo, em vez de partir do enredo para o resumo,
neste método o autor vai partir do resumo para elaborar a estruturação do
romance.
O
método é composto de 10 etapas, e quando elas estiverem prontas, já haverá uma
história completa faltando apenas alguns acertos e a revisão.
Vamos
ao método snowflake?
Primeira Etapa: Resumo em 1 linha
Se você
fosse resumir a história que deseja escrever, em apenas uma linha, uma única
linha, como seria?
Por
exemplo, Vidas Secas seria assim: Saga de uma família de retirantes da seca do
nordeste.
Faça isso
com a sua história, experimente.
Segunda Etapa: Criar 1 parágrafo
Crie
agora um parágrafo que resuma a história do começo ao fim. Construa esse
parágrafo com 5 frases.
Na
primeira frase insira o cenário, local, e já comece a contar o que acontece lá.
Na
segunda e terceira insira o que seria o “arranque” da história. Isto é,
dedique-as às aventuras, aos acontecimentos que vão impulsionar os personagens
principais. Aqui o autor vai apresentar o que chamamos de picos dramáticos que
são os momentos de maior tensão da trama.
As duas
últimas frases são reservadas para o desfecho, uma vai indicar a direção da
história, e a última vai finaliza-la.
Terceira Etapa: Resumo de personagens
principais.
Aqui é
onde você poderá se focar nos seus personagens. Randy Ingermanson diz que é
preciso fazer uma página de resumo sobre cada personagem principal, que
contenha: Nome do personagem, sua função na história, objetivo do personagem,
sua motivação, os obstáculos em seu caminho, a sua aprendizagem no fim da
história e, por fim, um parágrafo completo da história pelo ponto de vista do
personagem.
É preciso
fazer isso para cada um dos personagens principais.
Quarta Etapa: Parágrafo completo do resumo
dos acontecimentos.
Nessa fase
você terá de voltar ao resumo de acontecimentos (Etapa 2) e fazer um parágrafo
completo de cada um dos acontecimentos, do cenário à conclusão. Isso mesmo, vai
transformar cada frase em parágrafo completo traçando um resumo dos
acontecimentos. Aqui é onde você pode começar a adicionar mais detalhes sobre o
que deve acontecer e até sobre o que os personagens irão conversar.
Quinta Etapa: Roteiro de personagens
secundários e expansão dos personagens principais.
Agora
você deve começar a fazer um resumo dos personagens secundários usando a mesma
base do resumo dos principais. Aqui você deve escrever no que os principais irão
se transformar.
Vai
também voltar à Etapa 3 onde fez Resumo de Personagens Principais, e vai
expandir a fixa dos personagens principais, adicionando mais detalhes à
história de cada um e sua relação com os demais personagens, sejam principais,
secundários ou aqueles que só ficam no fundo (personagens background).
Aqui você
pode desenvolver as tramas secundárias, que podem ajudar ou problematizar a
história. Você começa a perceber que nasce a trama paralela à primeira (ou
segunda trama).
Sexta Etapa: Expansão dos parágrafos, texto
completo.
Nessa
fase você terá de pegar cada um dos parágrafos dos acontecimentos que estão na Etapa
4 e escrevê-los em uma página, adicionando novos detalhes, além das falas e
relações entre os personagens que serão desenvolvidas nessa cena. Cada
parágrafo da etapa 4 vai virar 1 página.
Aproveite
nesta Etapa para inserir as informações da Etapa 5 sobre os personagens.
É aqui
que a história realmente começará a ser desenvolvida a trama, vai nascer um
resumo entrelaçando a trama principal e a secundária. Aqui nascerão seus
primeiros capítulos.
Sétima Etapa: Criar Fichas de personagens.
Nesta
Etapa você vai construir o Arco dos Personagens.
Volte aos
resumos dos personagens na Etapa 5. A partir daí você vai escrever uma ficha
completa e detalhada sobre cada um dos personagens (principais, secundários e até
background, se você quiser).
Aqui você
vai adicionar mais detalhes para os resumos de motivação, obstáculos e
aprendizagem de acordo com as mudanças que você fez na história nos últimos
passos. Mas também pode adicionar detalhes mais simples e que podem ser até sem
importância, como a cor dos olhos, outros traços físicos, hobbys, etc…
Etapa Oitava : Divisão
dos parágrafos em capítulos e cenas.
Esta é uma
continuação da Etapa 6. Agora você pode começar a desenvolver seus capítulos e
as cenas que farão parte da história. Como fazer isso?
Tome a
Expansão da Etapa 6 onde você expandiu cada parágrafo em 1 página, e divida em
Capítulos.
Você
poderá fazer isso no Word, Excel, ou ainda em pastas contendo os núcleos de
cada personagem.
Etapa Nona: Desenvolvimento de cenas
(Há um
passo opcional no meio disso tudo, o passo 9, o rascunho completo de cenas, mas
não irei adicionar aqui porque ele já vem sendo desenvolvido nas Etapas 4 ou 8,
e será concluída com a fase 10).
Desenvolver
com mais vagar as cenas que foram criadas. Nesta Etapa você pode fazer um
rascunhão do livro e inserir diálogos, descrições.
Este
ainda não será o texto oficial, mas um esboço completo já maduro que dará ao
autor visão geral do que está acontecendo na história.
Etapa décima: Texto Oficial
Aqui sim
será o texto é oficial, aquele em que a história apresenta todos os detalhes, todas
as ferramentas literárias. Nesta Etapa há total preocupação com o texto, pois é
a primeira versão do livro. Não chamamos mais de resumo este texto.
O
que há de bom no processo snowflake é que o autor pode voltar à qualquer
fase e modifica-la como desejar. Isso só vai contribuir com a clareza do texto.
Origem:
linadoon.wordpress
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