O espírito do Natal - Ises de Almeida Abrahamsohn


Resultado de imagem para senhora olhando pelo retrovisor do carro

Espírito do Natal
Ises de Almeida Abrahamsohn

Ruth parou no semáforo. Era hora do almoço, mas parecia final de tarde. Mais gente na rua, mais carros piorando o trânsito. Era sempre assim nos meses de dezembro. Todo mundo se queixava. Fora do carro, calor de 37 graus. Ainda bem que tenho ar condicionado. Olhou para a caminhonete de entregas ao seu lado e ficou com pena do motorista. Um senhor já perto dos sessenta anos com o rosto vermelho e o suor escorrendo da testa.

Acho que mexeram de novo no tempo do farol, pensou irritada.

Do asfalto via subir tênues nuvens de vapor. Uma delas parecia um fantasminha.

Parece uma miragem no deserto. Acho que estou no Saara. Daqui a pouco verei camelos atravessando a rua. O vendedor de água deve estar contente. O único no meio destes rostos mal humorados. O locutor do rádio já anuncia os corais e concertos de Natal. É mesmo, faltam apenas duas semanas. Cadê o espírito de Natal? Nenhum rosto descontraído à minha volta. Finalmente vai abrir o sinal. Pronto, o idiota atrás de mim já buzinou. Só faltava essa ... Por que raios meu carro morreu?  O cara agora calcou a mão na buzina! Meu carrinho, nada! Nega fogo!  O imbecil continua buzinando... Não aguento mais. Sei que não devo, mas vou. Quero ver a cara do sujeito.

O nervosinho abaixou a janela e Ruth, engolindo a raiva, sugere educadamente:
— Senhor, vamos trocar de lugar. O senhor faz meu carro andar e eu fico aqui apertando a buzina!

Por essa ele não esperava!

Nos encaramos, um rapaz de uns trinta anos e eu, que podia ser mãe dele. Achei que ia soltar um palavrão! 

Ele deu  uma risada e respondeu:

— Desculpe, senhora. Todo mundo fica nervoso com esse calor. Vou ajudar a desviar o trânsito enquanto a senhora tenta ligar o carro.

Surpresa, Ruth agradece. Com algumas tentativas o carro enfim pega.  O sinal fica de novo vermelho. Ela acena para o motorista que sorri.

Gentileza faz tão bem! Este deveria ser o espírito do Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário