Caprichos da Vida - José Vicente J. de Camargo


Resultado de imagem para abraço de pai e filho

Caprichos da Vida
José Vicente J. de Camargo


Vida! Existência curta de tortuosos caminhos.

Cria fatos que quando revelados desmoronam e remodelam destinos traçados.

Foi assim comigo:

Iniciou-se num ato simples e cotidiano de comprar o pãozinho na padaria da esquina. Um dia esbarei num novelo que, ao desenrolar-se aos pouquinhos, despiu-me da incógnita depressiva da minha existência, levando-me daquele aroma cheiroso e quente ao grito libertário de ter uma identidade reconhecida.

Justo ele, aquele senhor simpático, meu vizinho, que em dias frios se revestia todo de lã merecendo dos meus filhos o apelido de novelo aconchegante.  

Desse primeiro esbarro sucederam-se vários encontros, não mais casuais, que resultaram num constante desfiar-se, formando uma meada de lã que aos poucos foi esculpindo a face oculta de meu pai ausente. Essa descoberta bombástica esmagou em mim a incógnita reprimida da paternidade, deixando desabafar o grito retumbante de ser enfim alguém com ponto e vírgula.

Dispensamos, novelo e eu, explicações dos porquês, passados que não apagam nem recompõem as perdas ocorridas. Nossos destinos se adaptaram a nova situação, atando-nos com nó de amor perdoado.

Vida! Por que usastes caminhos tão angustiantes para enfim terminar em gestos corriqueiros de pãezinhos quentes e fios de lã? Quantos por quês e quantas noites embaladas na insônia do “quem sou eu” tive que sofrer?

Recuso-me a procurar a resposta. Não a encontrarei nesta galáxia. Prefiro deixar-me convencer pelo dito popular sempre sábio na sua humildade:


“Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Completando:

Curte o presente que o futuro logo chegará...

Nenhum comentário:

Postar um comentário