CONVERSA COM O ESPELHO - Antonia Marchesin Gonçalves


 

CONVERSA COM O ESPELHO
Antonia Marchesin Gonçalves



                O espelho do meu banheiro é o meu confessor. Creio nas imagens que ele reflete, creio nas mensagens que ele dita ao me ver diante dele. Um espelho que me aconselha, que me envaidece, me inspira. Que idiotice! pensaria quem ouvisse. Como pode você falar com o espelho? Pois é assim que sinto, antes de deitar ao remover a maquiagem do olho, enfrento o que ele espelha friamente, o cansaço do dia, os traços da idade que parecem realçar àquela hora da noite. Também pudera,  que dia estressante eu tive. Em outros momentos ele também procura ser meu cúmplice quando me mostra o outro lado de mim. Está alegrinha, hoje tomou umas e outras, hein?  

                E quando no desespero, sozinha, me olho e reflete o choro sem parar, tentando tirar forças de dentro, respiro fundo e o reflexo me diz, você consegue não esmoreça. Ao acordar me vejo e ele me diz, está amassadinha, dormiu bem pesado, hein? Saída do banho ao me secar, ele reflete a satisfação da água vigorosa e quente, que fez a circulação do meu corpo vibrar, me diz, está vermelhinha.

                 Mas a hora mais demorada onde eu me vejo analisando minhas decisões, como, o que deveria ter feito ou falado, é a hora de me maquiar, aí ele me espelha se ficou bem, se preciso mais lápis nos olhos, mais cor nas bochechas ou um batom com uma cor mais intensa.

                Sinto que o meu espelho está ficando velho, pois as laterais estão começando a manchar, mas eu também estou envelhecendo meu companheiro, pois para me enxergar melhor, preciso cada vez mais ficar perto. Vai ser difícil e doloroso o dia em que precisarei me desfazer dele. Ou o contrário, ele sentirá a minha falta se um dia não me vir mais?       

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário