Receita de família - Antonia Marchesin Gonçalves


Imagem relacionada

Receita de família
(Bacalá em bianco) bacalhau branco cremoso
 Antonia Marchesin Gonçalves


Lembro como se fosse hoje. Minha mãe na cozinha na Sexta-feira Santa, como todos os anos, com o bacalhau já cozido e retirado todos os espinhos e pele, ela o desfiava todo e colocava numa travessa funda. Pegava uma cabeça de alho e descascando os dentes de alho os amassava bem e misturava no bacalhau.

Aí iniciava-se outro ritual, convocava o meu pai para que a ajudasse no que seria a parte mais trabalhosa. Ele sentava na cadeira ao pé da mesa com a travessa no colo, um garfo e a lata de azeite do lado.

Em manga de camisa munido do garfo (não podia usar batedeira ou liquidificador) ele batia o bacalhau em sentido rotatório, e ela ia alternando o fio de azeite. Ele batia, ela coloca o azeite. Durava mais de uma hora, até que se tornava uma pasta cremosa. Ele reclamava e dizia, já a com a maçã do rosto vermelha, que já estaria pronto, mas enquanto não achasse que era o ponto não deixava que ele parasse. E, finalizava com salsinha picada.

 E assim crescemos aprendendo a degustar um manjar tradicional de Veneza, minha terra natal, acompanhado de polenta branca frita em fatias retangulares. E até hoje filhos e irmãos me pedem para fazer, pois dizem que o meu é igual da minha mãe, mas para isso tenho também a ajuda do meu marido, que aprendeu a fazer e apreciar com bom vinho como manda a tradição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário