JARJACHA - Carlos Cedano



Resultado de imagem para JARJACHA NO PERU


JARJACHA
Carlos Cedano

Na Cordilheira dos Andes existe a lenda que quando uma pessoa comete incesto ou infidelidade sua alma fica feia, tão feia que pelas noites pode escapar de seu corpo tomando formas aterradoras.

Eu não acreditei, pensei que se tratava de uma das muitas lendas que povoam o imaginário dos andinos. Porém a narrativa me deixou encafifado. De passagem por Cuzco, rumo para Capital, aproveitei para visitar, o xamã Taita Sinchi, um velho senhor que conhecia de muitos anos e sabia de minhas andanças pelas cidades da cordilheira.

Após de um curto período de conversa, necessário para atualizar nossas respectivas vidas, falei para ele sobre estória que não me saia da cabeça, e perguntei:

— Taita Sinchi, como é possível que isso ocorra sem que a pessoa perceba as transformações que está sofrendo sem morrer?

O velho homem percebeu minha ansiedade, pensou alguns poucos minutos e enquanto me oferecia um copo de chicha, me disse:

— Não é necessário morrer para que isso ocorra, a pessoa pode estar simplesmente dormida. No dia seguinte, ao despertar pensará que teve maus sonhos, mas em realidade era sua alma que tinha rondado pelas ruas da cidade.

Ainda ansioso perguntei:

— Então são espíritos que vagam simplesmente pela cidade?

— Estas almas são chamadas de Jarjachas e podem aparecer como uma lhama com uma, duas ou três cabeças segundo a frequência com que cometem seus pecados. Se a intensidade de seus pecados foi maior aparecem como uma lhama com cabeça humana ou ainda, uma combinação de metade lhama e metade mulher.

O velho Taita continuou sua narrativa:

— É muito perigoso encontrar-se com uma jarjacha. Quando se percebe que há alguma rondando a cidade e apavorando os habitantes se organiza um grupo de vizinhos para atacá-la com paus e pedras. Normalmente fogem e as pessoas das quais saíram apresentam nos seus corpos marcas dos golpes recebidos que só as percebem quando acordam.

— E daí Taita,... como é que essas pessoas ficam?

— Aí que vem a parte mais difícil, meu filho. O primeiro a fazer é resgatar as almas desses pecadores das “garras” das jarjachas. Para isso precisamos do arrependimento deles através de jejuns, confissões, banhos com ervas, banhos gelados no rio, carregar cruzes durante as procissões e muita reza. Quando as marcas desaparecem, temos o sinal que suas almas foram perdoadas. Por outro lado, a população assistira às novenas, às missas de sextas feiras e procissões.

Fiquei pensativo por um bom tempo tratando de equacionar todo o escutado embora sem acreditar.

O Taita Sinchi percebeu minha dúvida:

— Vamos fazer o seguinte meu filho, na próxima aparição de uma jarjacha por esta região vou te escrever e você vem, tá?

— Não, não obrigado! Respondi imediatamente.

Olhamos um para o outro e rimos.




Um comentário: