VILA POMPEIA - Ledice de Sá Pereira





Resultado de imagem para foto antiga da avenida pompeia 

VILA POMPEIA
Ledice de Sá Pereira



Plagiando Casimiro de Abreu, ai que saudade que eu tenho da minha infância querida...

Subindo a Avenida Pompeia, um filme vai passando. Quanta recordação!

O bairro era então chamado de Vila Pompéia, assim com acento mesmo. Hoje, boa parte daquelas ruas é considerada Perdizes.

Ali, nasci e cresci. Ali, residi até meus quinze anos. Ali, tive meus primeiros bailinhos, minha primeira turma de tantos amigos queridos, o primeiro namorado, o segundo namorado, a descoberta do amor adolescente.

Frequentava o Colégio das freiras e ia religiosamente às missas de domingo.

Hoje, nas poucas vezes que vou à Igreja da Pompeia procuro, e não encontro, nenhum rosto conhecido.

O Colégio.... Visitei há pouco tempo. O pátio, que eu achava gigantesco, pareceu-me minúsculo.

As freiras.... Muitas morreram ou deixaram o convento. Algumas até se casaram.

As ruas, que pronunciávamos Caióvas e Caraibas, hoje, passaram a ser,  corretamente, chamadas de Caiowaá e Caraíbas.

A Desembargador do Vale, onde morei dos onze aos quinze anos, tinha duas mãos.

Nas férias, descíamos por ela de bicicleta, desde a rua Cotoxó, atravessando a Avenida Pompeia, continuando por algumas quadras até virarmos à direita, subindo a Augusto Miranda, acho, até chegarmos à rua Coriolano ou Clélia, na Lapa. Dali, voltávamos, ladeira abaixo, pegando novamente a Desembargador (como era abreviada). Repetíamos isso várias vezes. O vento batendo no rosto vermelho que estampava alegria.

Hoje, as casas onde morávamos, tornaram-se comerciais: restaurantes, lojas, doceiras, cabeleireiros, etc. Não me identifico mais com o bairro. O trânsito intenso, os prédios enormes e o caráter comercial tiraram a poesia do lugar onde vivi tantas emoções.

Outra noite, estive com alguns amigos num restaurante argentino que ocupa o número 401 da Desembargador. Exatamente onde morei.

Comentei com a garota que nos atendeu que, prontamente, me levou a visitar a parte de cima da casa, onde ficavam nossos quartos. Achei o meu grande e o de meus pais pequeno.

O banheiro já não tem os azulejos de fundo verde riscados de preto, onde enxergávamos as mais estranhas figuras. A velha banheira foi retirada, deixando o ambiente sem personalidade.

Lembrei-me do local onde colocamos o piano, comprado com dificuldade e com a ajuda da minha madrinha.

Lembrei-me também da vitrola que ganhei quando fiz catorze anos. Meu pai mandou fazer, aproveitando o alto-falante do velho rádio. Naquele ano, ganhei do meu primo, Luís, vários long-plays, entre eles um do Elvis Presley, outro do João Gilberto. Foi meu primeiro contato com dois seres tão antagônicos e tão maravilhosos.

A Pompeia guarda tanta história de quem ali viveu ou ainda vive. Ela assistiu à minha transformação da infância à adolescência.

Sabem de uma coisa? Falar da Pompeia me dá uma tremenda nostalgia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário