Erisipela Carnavalesca - José Vicente J. de Camargo


Resultado de imagem para SENTADO NA PRAIA SOB A ARVORE CHAPEU DE SOL

Erisipela Carnavalesca
José Vicente J. de Camargo

Estava eu esfacelado na cadeira de praia, na sombra gostosa de um frondoso chapéu de sol, sob sol a pino, mirando o céu de brigadeiro e curtindo o ruído preguiçoso das ondas do mar em peno sábado de carnaval.

Aos poucos uma dorzinha chata no tornozelo direito, vinda não sei de onde, vem me incomodar: “devo ter dado um passo em falso, ou talvez um mau olhado desses passantes invejosos...”penso.

Mas a tal dorzinha não para de aumentar e o inchaço no tornozelo toma conta do pé e sobe a perna trazendo consigo uma mancha vermelha... A noite a febre bate nos “39” graus...Dia seguinte ligo ao meu médico em S.Paulo – tomara que não esteja pulando atrás de algum trio elétrico por esse Brasil afora – e lhe narro a situação que para mim já estava assustadora:

Volte a SP o quanto antes. Pela descrição deve ser uma infecção! Me diz. E se interne no hospital para os primeiros socorros. Me ligue que irei em seguida.

No hospital o diagnóstico: É “erisipela”! Uma infecção bacteriana aguda da pele geralmente das pernas ou dos pés, bastante dolorosa. Me atacou violentamente os rins, fígado e intestino, desregulando-os totalmente.

Aí começou minha agonia de trinta dias sendo vinte de UTI. Primeira pressão tomada: 3 por 4, temperatura: 39.9, cateter na artéria jugular para apressar o efeito dos medicamentos, antibiótico por 14 dias, inúmeras bolsas e exames de sangue, raios X, chapas de pulmão, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, eletrocardiogramas, endoscopias, colonoscopias e o “raio que o parta” para um leigo em medicina que só queria voltar à sua vidinha pacata de aposentado...

“Ah! Se essa erisipela atrevida, pensa que vai dançar em cima do meu caixão, está muito enganada! Resistirei, a mandarei aos “quintos do inferno” sapatear com o diabo, arder no fogo dos foliões pecadores...”

Aos poucos fui me restabelecendo. As forças voltando, o ânimo aumentando até que o dia de alta foi um dos mais felizes que tive.


Aos familiares e amigos que por mim oraram e torceram uma onda de pensamento positivo, meu muito obrigado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário