ELI, ELI LAMMA SABACTANI? - Oswaldo U.Lopes



ELI, ELI LAMMA SABACTANI?
Mt 27,46
Mc 15, 34
Salmo 21, 2
Oswaldo U. Lopes


         Lembrei-me das terríveis e dolorosas palavras de Jesus na cruz, reportadas por dois dos evangelistas e provindas do Salmo 21, ao deparar com a fotografia de um homem que, vitima da guerra química na Síria, perdeu toda sua família, mulher e filhos e carrega nos braços os corpos mortos de seus gêmeos ainda bebes.

        Digamos que a profissão e o trabalho fizeram com que me acostumasse e enfrentar realidades, enfermidades e coisas muito difíceis de ver e aceitar. Por motivo profissional, muitas e muitas vezes, fechei os olhos e consegui fazer o que era devido em favor do próximo que ali estava.

        Mas, a foto é mais forte do que todos os meus sentimentos e atuações no passado. Não há nada que eu possa fazer contemplando aquele homem com os cadáveres nos braços.

        De profundis, das profundezas está escrito num outro Salmo, clamei a vós Senhor. É lá das profundezas que a única palavra que me vem à boca é:

Meu Deus, Meu Deus, porque nos abandonaste nesta hora?

        Como acreditar em Ti e nos Teus desígnios vendo um sofrimento tamanho e sem fim. Que crime cometeu aquele homem para ter de carregar os corpos de seus filhos daquele jeito. Que maldição lançastes sobre nós? Que ofensa cometemos para merecer tal castigo?

        Eli, Eli não nos leve ao extremo da blasfêmia. Não nos obrigue a duvidar de Tua existência quando vemos tanta maldade e iniquidade.

        Não consigo crer que essa seja Tua vontade. Cansastes de nós?  Que outro padecer está nos reservando?


        É certo que nos abandonastes, eu só queria saber por quê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário