A PORTA PEGA GORDO. - Sergio Dalla Vecchio

 

A PORTA PEGA GORDO.
Sergio Dalla Vecchio

—Monge Damião, acorde! - exclamou o seu colega -  O horário do almoço já esta por terminar e o senhor ainda não foi retirar o seu prato na cozinha.

— Ah! meu caro irmão, muito lhe agradeço pela gentileza do alerta, mas eu estou sem fome e aproveito esse horário para descansar um pouco. Vá com Deus!

Após o almoço todos os monges voltavam ao trabalho na lavoura nos arredores do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

Findo o dia, após muitas horas embaixo de sol escaldante eles retornavam cansados e famintos para o aconchego do Mosteiro.

O monge Manoel, passou por uma porta estreita que dava acesso a cozinha, fez um bom prato de comida e devorou-o com muito apetite.

Essa porta estreita era conhecida como a porta pega-gordo. Ela tem 32 centímetros na sua largura e foi construída propositadamente pelo monge superior com a finalidade de manter todos em boa forma e impedir um dos sete pecados capitais, que é a gula. Ela era o pavor dos gordinhos, mas o resultado era perfeito!
Terminando o seu jantar, Manoel passou enfrente da capela e deparou-se com seu amigo Damião que, de joelhos rezava com muito fervor.

— Damião, não vá perder a hora do jantar, pois  a comida esta deliciosa e você nem almoçou hoje?

—Ah, caro amigo! Bebi muita água durante a tarde e perdi o apetite. Já que não fui jantar me propus a rezar!

Assim a noite passou, amanheceu e todos os monges participaram da santa missa, cantando os relaxantes mantras Gregorianos.

O som era harmonioso e brindava toda Capela com a sua suavidade.

Trazia uma intensa paz a todos, Deus ali estava presente para enaltecê-los e lembrá-los das suas vocações para o clero.

A missa terminou e todos se dirigiram à cozinha para fazerem os seus pequenos almoços, com exceção do agoniado monge Damião. Ele continuou na capela e foi rezar aos pés de Jesus no grande altar, com muita fé e esperança:  

Meu amado Jesus eu vos suplico. Dei-me forças para passar por aquela maldita porta!(perdão Jesus eu quis dizer bendita porta)pois não tenho mais desculpas para dar aos meus bons colegas e nem de suportar mais as sarcásticas zombarias de outros. Estou sem me alimentar a dois dias e não tenho coragem para ultrapassá-la para poder comer o meu pequeno almoço. Estou faminto, por favor me ajude!

Após essa suplica direta a Jesus, Damião ouviu uma voz suave lhe sussurrando:

O seu sacrifício foi grande meu filho, mas ainda não o suficiente.  Entretanto, pelo seu esforço vou de lhe dar um ajuda, mas não comente com mais ninguém e que fique entre nós! Pegue uma faixa de tecido bem larga e a enrole com força em volta da sua cintura. A sua circunferência diminuirá e assim você conseguira transpassar a bendita porta.

Assim Damião acolheu a orientação recebida e se pôs diante da abençoada porta e com coragem a encarou dizendo:

 — Se pensas que vais me pegar, enganou-se! Virou-se de lado, prendeu a respiração e zás! La estava o pobre monge dentro da cozinha!

Consegui, consegui gritava ele!

Recebendo aplausos pela difícil façanha.

Assim após alguns meses, Manoel encontra novamente Damião aos pés de Cristo rezando e pergunta:

— Não vais almoçar?

— Não vou não amigo. Estou sem fome e aproveito para rezar. Obrigado, e vá com Deus.

Dito isso, Damião olhou para Jesus com aquele olhar de suplica e disse:

Meu querido Jesus, muito lhe agradeço pela orientação que o senhor me deu. Ela funcionou muito bem durante todos esses meses, mas agora estou novamente faminto e não quero abusar da sua infinita bondade, mas por favor, me  conceda uma nova dica!?




Nenhum comentário:

Postar um comentário