APEGO - Jeremias Moreira

FONTE: Contrary Magazine


APEGO
Jeremias Moreira

Encontrei no livro que folheava uma das grandes verdades do Budismo: ”o sofrimento é causado pelo apego”.

Escarrapachado na poltrona de veludo desgastado, o corpo de um lado, as pernas pendendo para outro, o rosto aquecido por um sol pontiagudo que penetrava pela janela aberta, refleti sobre o sentido dessas palavras.

O livro escorreu pela mão e desabou no piso. Vivia dias angustiantes. Lembranças fincadas como alicerces em minha memória não me deixavam. Era como se cenas de nossa convivência se repetissem em minha mente num filme colado em anel infindável. Quase todas, reminiscências da minha infância.

Porque isso agora, se durante nosso longo afastamento nunca pensei nele? Quando reatamos, há coisa de um mês, não sei se para recuperar o tempo perdido, nossa amizade e nosso amor voltaram ainda mais fortes. E, eu me transmutava ora no garotinho que procura o aconchego no colo paterno, ora no irmão solidário, ora no pai protetor. Benê me ligava vezes sem fim para se queixar das dores insuportáveis que sentia. Eu corria a seu encontro e me deparava com ele perdido, exilado na dor, escorado nas sobras.

− Não quero ser um morto vivo. – dizia. − Se eu chegar a esse ponto você sabe o que fazer. Promete?

Não podia prometer o que não era capaz.

Não foi necessário. Meu pai deixou este mundo alguns dias depois.


Sua partida encheu minha vida com um grande vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário