SOBRE FANTASMAS, PERDAS E FELICIDADE! - Carlos Cedano



 


SOBRE FANTASMAS, PERDAS E FELICIDADE!
Carlos Cedano

Helena entra no quarto e como sempre, tem a sensação de volta ao seu passado de tristes lembranças. Senta na cama e contempla a foto pendurada na parede a sua frente. É o casamento de meus pais, ela está tão linda! Exclama em alta voz.

Sim! -  disse Clara,  sua amiga “para todas as estações”Linda e feliz!

Pois é minha amiga! A alegria durou pouco, a vida foi cruel. Eu tinha apenas quatro anos quando um acidente de carro ceifou a vida de meu pai. Minha mãe o adorava, era sua eterna paixão e de repente, tudo acaba!

Os olhos de Clara passeiam e se fixam no vestido de noiva pendurado na porta do quarto. É o vestido de seu casamento! Diz ela aproximando-se - Que coisa deslumbrante, nunca o tinha visto tão de perto!

O vestido era uma esplendorosa criação. O designer conseguiu convergir a qualidade dos tecidos e materiais em um desenho onde a simplicidade era o melhor atributo de sua beleza.

Sim, minha mãe o viu, se encantou e disse para ela mesma que seria o vestido de seu casamento. E assim foi! E, aos dezoito anos eu conheci Vicente, namoramos, noivamos e marcamos a data de casamento. Durante os preparativos mostrei pra ele o vestido.

            — E daí? Perguntou Clara com incontida curiosidade.

            — Disse-lhe que gostaria de casar com o vestido de minha mãe.  Vicente concordou no ato! O restante da historia você acompanhou, foi nessa época que nasceu nossa amizade, querida amiga.

            — É, e foi duro ver você sofrer a morte prematura de Vicente. Ninguém podia imaginar um infarto fulminante aos trinta e cinco anos! E sua filha, Mariana, tinha apenas dois anos! - disse Clara.

Helena guardou silêncio por alguns minutos. Pensava, e tinha o rosto mostrando uma forte preocupação, Clara percebeu a situação da amiga:

            — O que perturba você Helena?

            — Você sabe que Mariana já está formada, ela e Rodrigo estão apaixonados, bem situados profissionalmente e querem casar em breve?

            — E qual é o problema? Indagou Clara.

            — O problema é meu! São meus fantasmas sempre presentes que misturam minhas perdas com minha insegurança! Criei na minha cabeça um temor obsessivo, que minha historia e a de minha mãe pode repetir-se com minha filha. Isso me angustia! É irracional, mas me perturba!

Clara não pode deixar de sorrir e foi logo perguntando:

            — Você já falou com Mariana de teus temores?

            — Sim!  E Mariana também quer casar com o vestido de minha mãe, o acha maravilhoso e não abre mão disso! Em todo caso para tranquilizar-me vai falar hoje com Rodrigo. Estou ansiosa por saber sua reação.

Mais tarde chega Mariana com a alegria estampada no rosto. Abraça e beija a mãe, beija Clara e diz:

            — Falei com Rodrigo e contei pra ele teus temores, minha mãe.

            — O que ele achou?

            — Ele me disse — com serenidade e bom humor — primeiro, que seus temores são seus e somente seus. Segundo, que não tem a menor intenção de deixar-me viúva cedo e, por último, que vamos envelhecer juntos e ter muitos, muitos netos!

            — Só isso? Perguntou Helena.

            —Ah! Ele também faz questão que eu use o vestido de noiva da família que agora será meu! Concluiu Mariana com um sonoro riso e alegria que irradiava de seu belo rosto.

Passaram-se os anos, muitos anos, e Mariana casava sua primeira filha com o mesmo vestido. A tradição somente foi interrompida por que o vestido de noiva já estava puído e amarelado. Mas,  o feitiço, se alguma vez existiu, foi definitivamente, afastado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário