Lembranças - Luisa Helena


Lembranças
Luisa Helena

A rua movimentada, pessoas ocupadas, cada qual cuidando dos seus afazeres: pagar as contas, fazer a feira, levar as crianças para a escola, lavar a calçada... As pessoas atravessavam a rua e o caminho dos outros, mas, por incrível que pareça, todos caminhavam livremente sem se trombarem. Eu gostava de olhar a rua com suas janelas floridas e seus cães latindo e abanando a calda com alegria. De longe se ouvia a música do vendedor de pamonhas:

— Pamonhas, pamonhas de Piracicaba. Vinha-me a lembrança de Piracicaba, terra do meu avô. Reuníamos todas as férias os primos e virava uma festa. Casa grande, muitos quartos, corríamos sem parar. Meu avô teve doze filhos e meu pai, como um filho dedicado, frequentava pelo menos duas vezes por ano. Meu avô chamava as crianças para jogarem baralho com ele, nós revezávamos, pois não queríamos parar de correr para jogar.

Saudades de Piracicaba. Saudades de meu avô, da minha infância repleta de brincadeiras. Ah! E da pamonha, que não é só de Piracicaba.

Que faz parte da parte doce da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário