AINDA NÃO. - Mario Augusto Machado Pinto.


Johannes Vermeer, autor do quadro Moça com Brinco de Pérola, foi o maior pintor holandês do século XVII. Esse quadro singular serviu de inspiração para um filme de mesmo nome


AINDA NÃO.
Mario Augusto Machado Pinto.

Foi revendo fotos antigas, dessas tiradas por lambe-lambe nos nossos passeios pelas praças da cidade que me interessei por fotografia. Só havia filmes para fotos em preto e branco o que me ocasionou a descoberta do chiaro – oscuro, bianco – nero.  Ganhei uma pequena Kodak de plástico e foco fixo e saí pelo mundo fotografando tudo e a todos. Ficou caro conseguir fotografar certo o corpo inteiro das pessoas, mas consegui.

Autodidata, descobri os estúdios fotográficos e o fotógrafo Rosen, que me acolheu e ensinou a usar a máquina fixa no tripé (não me lembro do nome), e a usar a iluminação. Alemão, alto, magro e reto qual pinheiro da Floresta Negra, “trabalhava” as fotos de fim de ano, das formaturas, em grupos e individuais. Eu ajudava. Estas eram as que eu mais gostava. Experimentava poses, ângulos, gastando  mais bases do que o necessário, mas Rosen fingia que não notava.

Nas fotos individuais focava mais o rosto, de perfil ou de lado com a cabeça um pouco abaixada e inclinada e voltada para a máquina. Minha inspiração foi o quadro “Moça com brinco de perola”, de Vermeer. Cuidava muito dos olhos e do olhar. Com muita habilidade utilizava o claro – escuro no preparo da iluminação e na revelação. Respirava e suava fotos e ácidos

Reconhecidamente usava o ampliador com maestria.  Tratava as jovens como verdadeiras estrelas. As fotos ficavam muito boas deixando entusiasmadas as mocinhas que não eram lá muito bonitas. Essa habilidade passou pelo boca a boca e de repente me vi fotógrafo requisitado marcando hora e cobrando. Cobrando!  O dinheiro entrava com a facilidade de um ginasta na minha carteira, e de lá não saia tal qual mão de mico apanhando ovo na armadilha.

Apesar da insistência do Rosen nunca participei de concursos. Preferia inventar maneiras de melhor apresentar as boas particularidades de alguns rostos salientando seus olhos, ou a boca, os cabelos, o perfil. Não procurava a alma de cada um, mas o seu interior buscando a chave para abrir a caixa de segredos de cada um.

Foi com uma moça que veio fotografar para presentear o namorado com sua foto que utilizei pela 1ª vez o brilho nos cabelos e nos lábios: nos cabelos, passei um pouquinho de óleo de mamona e escovei até secarem, ficarem soltos e brilhantes; nos lábios, passei um pouco de vaselina liquida. Foi enorme sucesso, o que fez com que Rosen me dissesse que eu estava pronto para voar sozinho e ter estúdio com salas próprias. Andorinha sozinha não faz verão, sei disso. Vou fazer voar o gavião que tenho aqui dentro.

Melhorei minha técnica com Rosen ajudando. Comprei uma Leica M 3 com todos acessórios, uma Roleiflex, uma Haselblad e material para iluminação. Tornei-me perito no uso da sombrinha, do flash e difusor nas fotografias coloridas. O tempo me fez notado, requisitado e solicitado cada vez mais pelas agencias de publicidade. Fiz uma foto de minha mãe que pode figurar em qualquer exposição internacional. Há quem me considere com longa vida no metier.

As modelos sempre procuravam ficar no alto da minha lista usando todo seu arsenal para me atrair e eliminar colegas concorrentes.

Claro que aproveito ocasiões, afinal não sou nenhum São João Apóstolo. Algumas vezes vivi situações de “saia justa”, mas o balanço demonstra que o resultado vale o trabalho, e como dão trabalho!

Aí ela apareceu, poema silencioso mascarado com mistérios, procurando o que e quem os resolva. Ela me ensinou como trabalhar as cores do seu corpo, sua imagem interior a ser entrevista só por aqueles que entendem o poema de seus gestos e poses de gata feiticeira, faceira e manhosa.


Trabalhamos juntos cada vez mais ligados como orquídeas nas arvores da nossa floresta, cada qual formando o outro, perfumes aspirados sempre lembrados, mas o homem de Geraldine não sou eu. Ainda não.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário