DESILUSÃO - Paulo A Abrahamsohn



Preto e branco velho assustador pedra monumento Sombrio Europa estátua mistério dia das Bruxas religião antigo abandonado memória Igreja capela histórico Cruz cemitério monocromático morto lápide morte gótico local de culto grave memorial cemitério assustador medo Lugar, colocar lápide ruínas Negligenciado história túmulo funeral enterro judaico judeu Fotografia monocromática história antiga


DESILUSÃO
Paulo A Abrahamsohn



Tudo começou no dia em que encontrei um envelope cor de rosa na porta de minha casa. O perfume suave e agradável que ele exalava me produziu uma sensação que não consegui identificar. Não tinha sido enviado pelo correio, foi depositado por alguém.

Eu tinha tido uma vida muito atribulada. Passei por muitos momentos, alguns alegres, porém a maioria tristes e amargos. Tive poucas amizades, poucos amores. Eu acabara de mudar para aquela cidade e não conhecia ninguém que morasse lá. Curioso, abri o envelope e dele retirei um cartão em que li seguinte:

José Ricardo
Sei de algo que te interessa muito. Para descobrir, venha amanhã depois de 7 da noite ao local indicado a seguir.
Ande pela estrada que sai da cidade até chegar em uma oficina de serralheiro. Entre à direita seguindo a seta em direção a Bom Descanso. Após cerca de 300 metros verá uma casa abandonada. Continue ao longo do muro da casa. Chegando em uma grade de ferro procure um portão. Atravesse-o e caminhe para frente. Não se esqueça de trazer nas mãos um pequeno ramo de flores.

Intrigado reli o bilhete várias vezes. Matutei bastante e, ao final, decidi seguir as instruções. Confesso que não dormi bem naquela noite. Acordei várias vezes e me revirei muito durante um sono pesado. Mas, na manhã do dia seguinte, mais calmo, retomei meu trabalho na tradução das obras completas de Stefan Transki, tarefa que me ocupou o dia inteiro.

Por volta de seis horas da tarde sai de casa levando o cartão e não esqueci de pegar algumas rosas no jardim com as quais fiz um pequeno buquê. Fui pela estrada até encontrar a oficina, entrei à direita e andei por um estreito caminho que me levou até uma casa abandonada de construção bastante simples. Seu jardim estava tomado por desordenada mistura de plantas, que há muito não haviam sido cuidadas. Andei ao longo do alto muro da casa. O caminho era muito estreito, calçado por pedras irregulares. Meus pés doíam pela dificuldade do trajeto e, enfim, cheguei à grade de ferro. Parecia muito antiga e estava toda enferrujada, corroída pelo tempo. Achei a porta em cujo centro havia uma enorme cruz de ferro. Com muita força consegui empurrá-la o suficiente para me esgueirar e passar para o outro lado. Neste havia uma pequena colina coberta de capim e na qual me esforcei para chegar ao alto. Chegando lá tive a visão de onde eu estava: era um cemitério antigo, bastante maltratado e sujo, com plantas crescendo nos corredores e sobre as lápides e esculturas. Parecia estar deserto, mas, subitamente, percebi ao longe um vulto branco correndo entre os túmulos. Vestia uma longa veste branca que alcançava o chão. A cabeça estava coberta por um capuz branco e o rosto escondido por um véu. Resolvi andar em direção do vulto, mas tive que correr, pois se movia rapidamente mudando várias vezes de direção e escondendo-se entre os túmulos. Não conseguia alcançá-lo. Várias vezes voltou seu rosto em minha direção. Após olhar pela última vez desapareceu da minha vista e eu, cansado e arfando, parei onde estava para descansar e sentei sobre uma lápide. À minha frente um túmulo chamou a minha atenção, pois era o único no qual havia lindas flores recém colhidas. Curioso, aproximei-me do túmulo e na lápide li: Maria Josélia Guimarães, 1984-2013. Fiquei paralisado. Era a minha Maria Josélia. Um amor antigo, mas que não deu certo. Que saudade! Reparei que sob as flores havia um jornal. Abri e vi que era uma edição antiga do jornal da cidade. Na página aberta havia a seguinte notícia: Faleceu Maria Josélia Guimarães, ilustre escritora, filha de nossa terra. Tinha uma carreira promissora, mas nos deixou na flor da idade. Participaram de seu enterro sua irmã Maria Carmen e amigos de infância. Soubemos que ela tirou sua vida depois de um longo período de desgosto após sua separação do escritor José Ricardo Medeiros.

O perfume do envelope. Era o Amour Toujours, o perfume predileto de Maria Josélia. Desiludido e desgostoso comigo mesmo deixei o meu buquê de rosas no túmulo e saí derramando lágrimas por todo o caminho de volta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário