O ARMISTÍCIO DAS BATATAS - Carlos Cedano

Resultado de imagem para batatas variadas


O ARMISTÍCIO DAS BATATAS
Carlos Cedano

Sou uma abóbora e adoro escutar conversas alheias, se tem briga melhor ainda, gosto de fofoca! Três de minhas vizinhas são batatas de diferentes variedades que estão sempre discutindo por qualquer motivo e algumas discussões são até um pouco agressivas. Hoje “conversarão” sobre qual das três é a melhor para a humanidade.

O debate será público e eu fui eleita moderadora. Ufa, que responsabilidade!

A primeira a falar é a Batata Doce que nos disse, com certa falta de modéstia, que a mais importante para a humanidade é ela. Por quê? Ora, sou a maior, a mais doce e a mais bonita, em suma, a mais gostosa. Além disso, meu corpo por ser maior contêm mais energia,  meu sabor melhora a qualidade dos quitutes.  Todos os homens ficam encantados com minha suavidade e sentem enorme prazer ao degustar-me!

A Batata Inglesa, com sua postura aristocrática e fleumática, disse ser a mais conhecida e alimenta grande parte do mundo, é a mais popular e a mais difundida por estar ao alcance de ricos e pobres. Minha raça salvou muitas vezes o mundo da fome e não foram poucas as vezes que o único que os homens tinham para comer era a batata e que meu país levou-a para os países flagelados pela fome. Não acham que sou a melhor? Concluiu com certa arrogância!

A Batata Serrana não falava muito, mas observava atentamente e por isso começou falando para o coração dos assistentes e disse: somos pequenas e nosso sabor não é dos melhores, mas somos resistentes, lutamos com coragem para sobreviver nos momentos difíceis através dos milênios, crescemos em terras inóspitas e extremamente frias. Nosso valor está na nossa capacidade de nos adaptarmos às piores condições, por isso somos a esperança para a sobrevivência da humanidade no futuro!

Acabado o embate de ideias, as três batatas se olharam durante certo tempo e logo as três ao mesmo tempo, riram. Sim, nós três somos importantes para a humanidade e daqui em diante não brigaremos. Decidiram assinar um armistício de paz adotando o lema: Os homens precisam de nós!


Eu fiquei feliz e cada vez que passam passarinhos, ratinhos, ou outros bichos por aqui, eu os reúno e lhes conto essa maravilhosa historia que merece ser difundida por todos os cantos do mundo, não acham vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário