UMA CORRIDA PARA A FELICIDADE! - Carlos Cedano

 

UMA CORRIDA PARA A FELICIDADE!
Carlos Cedano

Corria descontraído pelo parque naquela manhã. Era um dia muito esperado, três anos de namoro com Reine com tanto amor e numa harmonia que beirava a perfeição. À noite sairíamos pra jantar e depois dançar, mal podia esperar!

No meu trajeto minha felicidade parecia contagiar tudo e todos. Além do céu azul e um sol resplandecente, cada pessoa com a qual cruzava parecia pressentir minha alegria e via todos sorrindo pra mim! Os Deuses do Olimpo foram generosos, tudo convergia para um dia inolvidável!

Continuei correndo em bom ritmo e não me sentia cansado, parecia estar flutuando, mas foi justamente nesse momento que ouvi gritos agudos e desproporcionais:

Roberto, Roberto!

Como me chamo Roberto, virei instintivamente, porém o que vi me deixou paralisado. Vi outra vez aquele rosto, aquela figura que eu não suportava! Uma presença sempre acompanhada por uma aura preta, uma figura nefasta, o mal em pessoa! Gilberto, esse era seu nome, ex-colega de trabalho. Achava que nunca mais o veria na minha vida! Na firma todos fugiam de sua presença, como o diabo foge da cruz! Era considerado um engenheiro medíocre, mas sempre se queixava que seu talento não era reconhecido pelos chefes, que só promoviam pessoas sem capacidade. Seus comentários sobre os colegas eram sempre destrutivos e revelavam uma inveja insana! Não se enxergava!

Mas, o pior de tudo era sua capacidade para localizar os pontos fracos das colegas, e quando por algum motivo invejava alguém ou o considerava como futuro rival atacava fundo e sem piedade!  Foi assim com Samuel, rapaz calmo, gentil e brilhante calculista, que já era bola cantada para a próxima promoção!

Como Samuel tinha propensão para engordar, fazia muita academia, alimentava-se com refeições de baixas calorias, tomava remédios para emagrecer e estava sempre à procura de novas formas de manter o peso! O coitado quase não comia, parecia engordar até com o ar que respirava. Numa crise de ansiedade aumentou de peso a olhos vistos, e Gilberto não perdeu a oportunidade.

Samuel começou a receber bilhetes supostamente enviados por Susy, uma menina pela qual arrastava um bonde. Neles ela o descrevia como descuidado e desleixado: “Não gosto mais de você gorducho!” Foram palavras devastadoras! Suspeitamos que não era ela quem os enviava, e com o tempo depois se comprovou. Ele entrou em depressão e mandou o regime alimentar para o espaço!

Outra situação, das muitas que levantaram suspeitas sobre Gilberto, foi à festa do amigo secreto no Natal.  Ele sentia forte atração por uma secretaria de gerente, Marcia, menina legal, querida por todos e que já namorava firme um colega da empresa, era Vox Populi que teríamos casório e até se dizia que já estavam montando o ninho de amor!

Quando na festa a moça recebeu um segundo presente de amigo secreto e começou abri-lo, parou de repente, ficou pálida e o deixou-o cair deixando seu conteúdo exposto aos olhos de todos, ela saiu da sala correndo e chorando, por sorte outra colega o pegou e foi consolar a amiga. Foi uma grosseria imensa que levou a moça a pedir férias para se recuperar.

Houve reclamações do namorado e dos colegas, Gilberto foi despedido com o argumento de redução de despesas, e a situação foi rapidamente esquecida!

Todas essas lembranças passaram rapidamente pela minha cabeça Justamente quando Gilberto iniciava suas críticas ácidas contra mim consegui inventar na hora uma mentira e, interrompendo-o, perguntei pra ele:

        ― Qual é teu nome?

        ― Gilberto! Você não está me reconhecendo? Retrucou ofendido.

        ― Acho que você está me confundindo com meu irmão Roberto Luís que é engenheiro. Eu me chamo Roberto Mário e sou artista plástico.

        ― Mas você e igualzinho a seu irmão sem tirar nem pôr! Disse ele com o ar de suspeita.

        ― Evidente meu senhor, somos gêmeos idênticos!

E antes de qualquer reação dele retomei a corrida, não ia estragar o dia mais feliz de minha vida com esse cretino!



Nenhum comentário:

Postar um comentário