QUAL SONHO? - Jeremias Moreira



QUAL SONHO?
Jeremias Moreira

Uma página do jornal Folha de São Paulo de hoje, domingo, 04 de outubro de 2015, traz um anúncio para vender a Coleção Folha Grandes Pensadores, com a frase, atribuída a Carl Marx: “Ele sonhava com um mundo onde todos fossem iguais”

Assim como Marx, Martin Luther King teve o sonho de uma sociedade livre de preconceitos em que os negros dos Estados Unidos tivessem os mesmos direitos que os brancos.

O verbo “sonhar” usado, nas suas respectivas conjugações, nos exemplos acima, tem a conotação de desejar, almejar. É metáfora de ambicionar.

Essa conotação de “sonhar” não só é humana, como usual. Todo mundo tem um “sonho”. Seja a aspiração de uma ótima carreira profissional, a de encontrar a pessoa amada, ou o simples desejo de assistir a um show de um ídolo ou ver a partida de futebol de seu clube preferido. Enfim, alcançar os objetivos que pretendemos.

Já para a ciência, “sonho” é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos, enquanto dormimos, são gerados na busca pela realização de um desejo reprimido. Também, visto por esse prisma, o sonho não é privilégio de ninguém, pois qualquer um sonha.

A diferença é que, enquanto no primeiro caso temos domínio sobre o que queremos, ou melhor, esse “sonho” é resultado de nosso arbítrio e para que isso se realize temos que ir atrás, seja lá o que isso signifique, no segundo, o nosso consciente não domina. É uma manifestação inconsciente e, aparentemente, arbitrária. Não conseguimos programar o que sonhar. Ou se programamos não temos consciência.

Quando estava no primário havia uma menina na minha classe por quem me apaixonei perdidamente, tanto quanto uma criança de sete anos pode, verdadeiramente, se apaixonar.

Sandra era seu nome. A Sandra era meiga, olhos de amêndoas, pele macia, cabelos pretos escorridos e curtos, que deixavam à mostra seu rosto delicado e tão bem moldado pela natureza.

Eu ia muito ao cinema e assistia aos filmes de cawboy, tão em voga na época. Quando chegava a casa, colocava o pijama e ia pra cama, imediatamente meu pensamento procurava pela Sandra e a transformava na heroína do meu sonho. Ficava um tempão elucubrando um enredo, semelhante ao do filme que acabara de assistir, onde nós dois éramos os protagonistas. No final eu sempre era o herói que a salvava do perigo.

Não sei se isso era sonho ou divagação, mas são as lembranças que tenho do que seriam os meus primeiros sonhos.

Claro que a Sandra nunca soube que foi minha partner em inúmeras aventuras idílicas infantis.


O sonho − como metáfora de expectativa − se desfez quando fomos para o ginasial. Eu continuava a mesma criança − um pouco maior − enquanto Sandra, agora uma garota, com peitinhos e tudo, atraiu a atenção dos garotões mais velhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário