QUERO SER DOMADOR! - Carlos Cedano



QUERO SER DOMADOR!
Carlos Cedano

Só se falava disso na pequena cidade. Todos entusiasmados com a chegada do circo, e eu comecei a guardar parte de minhas magras semanadas, o ingresso custava um olho da cara!

O sábado seguinte à tarde e com casa cheia, o espetáculo começou com um toque de trompete. Um senhor barrigudo, calçando botas compridas de couro, bigode grande e com uma enorme cartola, fez a apresentação dos artistas um a um, até chegar aos mais esperados: Miss Donia a equilibrista, e Mister Robert o domador! Entusiasmo geral, palmas à beira do delírio e música estridente da desafinada banda!

A penúltima apresentação foi de Miss Donia, uma misteriosa mulher, de rosto sempre sorridente. Apesar de meus treze anos percebi que sua figura mexia comigo, sentia uns arrepios que não conhecia e umas palpitações inesperadas!

Finalmente, agora sim! Entrou em cena Mister Robert, seu chicote cortava o ar e os estalidos amedrontavam os leões instalados numa pequena plataforma de ferro. Depois, os bichos fizeram uma serie de movimentos saltando, atravessando aros e intercambiando seus lugares.

Ele era demais, que controle! Que presença de espírito! Os leões deviam se sentir a vontade,  e a energia do chicote os dirigia e mansamente faziam o que lhes era mandado! Tornou-se meu herói! Para mim esse dia foi de uma grande descoberta, decidi que seria domador!

Nos dias seguintes meus pais perceberam mudanças no meu comportamento, estava introspectivo, tomava banhos demorados ou ficava muito tempo na privada.

Achei que seria melhor falar com eles. Nessa tarde sentamos os três e lhes comuniquei que tinha estado refletindo muito sobre meu futuro, e que tinha tomado uma decisão: Quero ser domador de leões e gostaria que me apoiassem!

Meu pai, surpreso,  porém aliviado, me respondeu: Tudo bem meu filho! Se for isso o que você quer, tem nosso apoio, ― olhando para minha mãe que sorria satisfeita.

Dois meses depois estava viajando para a escola de circo em Porto Alegre. Eu era um dos três candidatos.

Durante o primeiro mês fizemos a parte teórica do curso e tudo bem!  As aulas práticas seriam ministradas por Mister Robert, cujo nome verdadeiro descobrimos ser João Augusto Ramos, que já no primeiro dia contemplava entrar com ele no picadeiro.

Quando divisei o enorme leão que nos esperava tremi nas bases e ao primeiro rugido dele saí correndo da escola e nunca mais voltei, tinha acabado aí minha vocação de domador!

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário