Meu querido gigante - Mario Tibiriçá



MEU  QUERIDO  GIGANTE 
Mario Tibiriçá

Alguns  anos atrás descobri que  pela  janela de meu apartamento podia localizar num conjunto de edifícios próximos, um  enorme  gigante  chifrudo, bem delineado pelas  várias  construções e pelos enormes  anúncios publicitários.

Depois de  estar acostumado com a gloriosa imagem, comecei a perceber que  ao redor do imenso  gigante, poderia entender   logo cedo, as eventuais condições do tempo. Chuvoso, com chuvisco, sol brilhante, nuvens pesadas, ventos  fortes, brisa suave, alta ou baixa temperatura, muito  frio ou muito calor.

Assim passei,  obrigatoriamente ao abrir a janela, a cumprimentar meu especial amigo gigante chifrudo, e aos poucos, aprender a captar  as informações  climáticas á sua volta.

Ainda não lhe dei um nome, talvez  Teotônio, quem sabe Hercules, ou mesmo Golias, mas ainda  o  farei.

Enfim,  tudo isso é simulação da  vida, não  há qualquer  gigante chifrudo, mas  me sentiria  totalmente  frustrado  se não convivesse  com tal convenção, invenção, brincadeira. Assim passei a anotar as condições climáticas eventuais  e possíveis e descobri que até ao final do dia, tais condições se  confirmavam!

Pelo jeito hoje teremos um lindo dia.!!!!

Ao final do dia, as condições climáticas se confirmavam plenamente.

Amigos e parentes pensaram ou julgaram que estivesse enlouquecendo, falando com imagens enganosas, mas sempre aceitei alegremente as piadas e  brincadeiras.

O melhor, contudo,   foi descobrir  que  meu amigo  Hercules, faz  parte das ilusões  de ótica,  sugeridas por qualquer  fenômeno que  conduza  o nosso cérebro, a acreditar que  tais imagens possam ser reais ou mesmo mensagens do além ou do céu.

PAREIDOLIA  é  o nome do  fenômeno que faz  parecer alguma coisa, que não é coisa alguma.

Hoje  em dia , não raro, recebo solicitações telefônicas, de amigos e parentes  para saber  se  conversando com Hércules, já tenho  as indispensáveis informações sobre as   condições climáticas do dia,  para esta ou aquela  viagem.

Além disso, é muito divertido acompanhar  crianças do  condomínio,  a quererem  não só conversar com Hercules, como também  pedirem  bom tempo  para  o domingo ou eventual  feriado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário