HISTÓRIAS CURTAS - O MORDOMO DO PAPA - Oswaldo U. Lopes






HISTÓRIAS CURTAS
Oswaldo U. Lopes


O MORDOMO DO PAPA (não necessariamente o atual)


Manuel Joaquim Antônio de Oliveira, português como se vê, candidatou-se e foi aprovado para o cargo de mordomo matinal do Papa.

Tarefa muito simples, devia toda manhã acordar o Papa e servir-lhe café, dizendo:

— Santidade, são 6 horas da manhã, o dia está lindo e eu lhe trouxe café.

        Invariavelmente o Papa respondia:

— Muito obrigado, meu amigo, os anjos já me haviam contado.

Como se observa a tarefa era assaz fácil, o que intrigava o Sr. Manuel Joaquim era aquela história de que os anjos já haviam contado, dia após dia. Até que um dia, entrou no quarto do Papa e disse:

— Santidade, são seis horas da manhã, o dia está lindo e eu lhe trouxe café.

Como era de esperar ouviu a indefectível resposta:

— Muito obrigado, os anjos já me haviam contado.

 Ai deu-se o ocorrido:

— Contado é o cacete (você não ia querer que de frente a Sua Santidade, ele usasse a outra exclamação), são nove horas, chove a cântaros (expressão genuinamente portuguesa que no nosso caso se opõe àquela que vulgarmente usamos) e eu trouxe chocolate.

MORAL DA HSITÓRIA – Nem sempre devemos confiar no que os anjos nos falam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário