AVÓ SONIA - Carlos Cedano


Resultado de imagem para mulher cuidando do jardim

AVÓ SONIA
Carlos Cedano

Desde os oito anos Marcelinho passava os fins de semana na casa da avó Sonia, foi ela que lhe ensinou a plantar diversas espécies de flores: rosas, jasmins, gerânios, crisântemos e outras dependendo da estação do ano. O jardim estava sempre florido com diversas combinações de cores, até um pequeno número de árvores frutais podia ser encontrado, jabuticaba não faltava, nem maçã e tinha até um pé de lichia precoce que nesse ano começou a produzir. Mas seu maior orgulho era uma mesa num canto protegido do jardim, com vários xaxins de orquídeas.

Marcelinho ajudava Sonia nas tarefas de limpeza, semeadura, replantio, irrigação e adubação, não é pouca coisa a se fazer para se ter um jardim bonito dizia sempre a avó.

— Há quanto tempo cuida desse jardim, vovó?

— Desde que moro nesta casa. Cheguei aqui quando casei com vovô André, eu estava com vinte e dois anos, e agora estou com noventa, faça as contas, querido.

— Poxa! Sessenta e oito anos, que fantástico vó!

— Este jardim me ajudou a suportar a morte do André. Daqui saem flores para enfeitar nossa casa e a de tua mãe,  e também as que enfeitam o tumulo do vovô.

Marcelinho observava com atenção tudo o que dona Sonia fazia no jardim,  e aprendia rápido. Na duvida perguntava e a avó lhe dava as explicações com muito carinho. O tempo foi passando, Marcelinho praticamente já sabia tudo de jardinagem, até já tinha aprendido a enxertar flores com bom sucesso.  Um dia sua avó lhe disse:

— Meu neto querido, você me ajudou todos os fins de semana no meu jardim nos últimos nove anos, já aprendeu todo o que eu sabia além de ter lido todos meus livros de jardinagem. Sinto que você foi feliz todo esse tempo e...

— Minha vó querida disse Marcelinho, interrompendo-a delicadamente, ontem foi aprovado meu projeto para formar a horta na minha escola e também decidi fazer o vestibular para ingressar num Instituto Agronômico Paulista, quero aprender mais sobre flores e árvores frutíferas!

O rosto de dona Sonia se iluminou e a sensação de que sua missão neste mundo estava cumprida se instalou fortemente no seu coração. Foram juntos até a banca de orquídeas, Dona Sonia pegou um vaso com sua orquídea favorita, amarela, de haste comprida ao longo da qual se ordenam flores e botões (Philopolis Amarela), e a entregou para o neto dizendo:

— Cuide-a com carinho. Fale com ela de todo coração, ela te dará notícias das pessoas que ama e que já não são deste mundo, aos poucos você aprenderá a “ouvi-la”, tenha paciência!


Marcelinho levou o vaso para casa. Estava um pouco perturbado pelas palavras da avó. Dois dias depois veio a noticia de que ela tinha morrido. Teve uma morte serena como o apagar calmo de uma vela que se extingue lentamente. Morreu feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário