AS APARÊNCIAS ENGANAM - Carlos Cedano




AS APARÊNCIAS ENGANAM
Carlos Cedano

Martha parece estar preocupada e atarefada com a próxima viagem do casal: um cruzeiro de três semanas para Europa.
        ― Falta muita coisa pra levar na viagem? - Pergunta Ernesto, o marido, com ironia.

Falta comprar uma mala, roupas na moda e produtos de beleza, você sabe que teremos vários compromissos no navio e nos lugares que visitaremos, respondeu a esposa com certo nervosismo.

        ― Ok. Martha! Proponho o seguinte: você toma conta de tuas coisas e não vou me preocupar em saber quantas malas você levará, ah! Eu arrumarei a minha.
        ― Tá certo meu amor, respondeu ela com humildade, ah espera, se teu celular cair na caixa postal é por que desliguei o meu, estarei comprando o que falta.
Em quanto ia para sua pequena corretora de valores Ernesto pensava: Não aguento mais essa mulher! Ela gasta rios de dinheiro em roupas, casar com mulher cheia da grana pode parecer um bom negócio, mas com o tempo a gente enjoa!
Antes de chegar ao seu escritório Ernesto liga de um telefone público e fala com uma mulher:

        ― Alo? Sou eu meu amor, é pra te dizer que os preparativos em casa continuam. Estou com muitas saudades e quero te curtir muito esta noite, tchau.

O tempo foi passando e o dia da partida chegava. Na véspera da viagem Ernesto ligou para sua esposa e lhe disse que chegaria mais cedo em casa para acertar os últimos detalhes da viagem. Ela respondeu que estaria esperando.

Às quatro horas da tarde o marido chega a casa e ela não estava, esperou um pouco e depois foi tomar uma chuveirada. Até oito horas da noite insistiu no celular dela que continuava sempre a dar caixa postal, ligou para amigas, amigos e outros conhecidos, ninguém sabia dela e ninguém a tinha visto recentemente!

No dia seguinte o marido ligou para o advogado da mulher e o colocou ao corrente do acontecido. O advogado perguntou se já tinha ligado para a polícia e ele respondeu que não! Então Ernesto, isso é a primeira coisa a fazer e se prepare por que você será o primeiro suspeito e desligou! Ernesto fez isso.

Vinte e quatro horas após o desaparecimento de Martha a polícia chegou à residência do casal, acharam os bilhetes de viagem, os passaportes e as malas da esposa. Toda a casa estava na mais perfeita ordem e sem sinais de luta e sem roubo aparente!

Uma semana depois do desparecimento não havia nenhum cadáver, teria sido muito bem escondido ou ela talvez tivesse fugido com algum amante. A polícia também levantou informações sobre o marido junto aos funcionários e amigos. Nada de pistas, nenhuma informação válida!

Uma voz feminina ligou pra a delegacia sem identificar-se e pediu que investigassem um clube chamado “Revelações”, teriam uma surpresa! Dois investigadores foram  para encontrar pessoas que conhecessem o marido de dona Martha, porem logo no momento que chegaram se apresentava uma stripper alta e loira, porem o mais surpreendente foi que era a cara da desaparecida Martha Vilar!

        ― Meu Deus, é ela! O que está fazendo aqui? Falou o mais jovem dos investigadores.

        ― Calma, ― disse o chefe  ― o parecido é notável, mas precisamos ter certeza absoluta, as aparências enganam!

Acabado o número da dançarina de nome Fernanda Soares, foram falar com ela.
        ― Conhece este cara? Colocando uma foto de Ernesto na sua frente.

        ― O conheço sim, se chama Ernesto Luna e está sempre por aqui, é muito generoso com as gorjetas, só sei isso!

Os policias perceberam que ela estava escondendo alguma coisa e decidiram pressioná-la levando-a para a delegacia para um interrogatório formal.

Nesse local disseram-lhe que o tal de Ernesto Luna era suspeito de ter assassinado a esposa e que ela corria o risco de ser considerada cúmplice e pegaria uma cadeia de no mínimo vinte anos, então dona Fernanda fale todo o que sabe, disse o chefe.

No interrogatório soube que ela e o Ernesto já eram amantes há quase dois anos, ela se apaixonou por ele, mas também sabia que ele não se separaria da mulher para não perder as benesses da fortuna dela, mas que Ernesto a odiava profundamente!

Fernanda ainda disse que com o tempo Ernesto começou a insinuar que seria uma vantagem pra nós dois o desparecimento da esposa. Poderíamos “bolar” um plano, disse ele, aproveitando que eu ea muitíssimo parecida com a esposa. Não liguei num primeiro momento, porém vira e mexe, ele insistia sempre agregando novos detalhes ao plano, viajaríamos nos dois, eu com o passaporte da mulher e ele com o dele. Pera aí, falou o investigador mais jovem:

        ― E a esposa...?

A essa altura ela já teria sido assassinada e enterrada na véspera num lugar que só Ernesto saberia! Porém, essa mesma noite me ligou pra dizer que sua mulher não tinha voltado pra casa e cancelou tudo! Quando uma semana depois apareceram vocês percebi que algo tinha dado definitivamente errado!

        ― Você que ligou pedindo para investigar o “Revelações”? Perguntou o chefe.

        ― Não, não fui eu! Respondeu a dançarina enfaticamente.

Os investigadores ficaram de queixo caído:

Quem foi então? - Foi a reação de surpresa dos investigadores!

Batida leve na porta que se abre a seguir:

        ― Fui eu, disse a voz firme de uma loira alta e bonita. -  seguida por duas pessoas.

        ― Então...? Balbuciou o Chefe.

Sim! Eu estou viva e com muito desejo de justiça! Meu advogado Doutor Ivo e o Detective Ronam vão explicar para os senhores o resto da historia que os surpreende!

O detective Ronam disse que dona Martha Vilar suspeitava da infidelidade do marido e o contratou para verificar suas suspeitas. Numa semana tirou muitas fotos, sempre em cenas comprometedoras, do marido com a dançarina Fernanda -  ao mesmo tempo em que entregava um pacote com farto material fotográfico. Com essas provas o juiz me autorizou a gravar as conversas telefônicas cujas transcrições também se incluem.

O Doutor Ivo complementou a fala do detective e disse: Dona Martha me pediu pra cancelar discretamente o seguro de vida que fez a favor do marido um ano atrás. Dois dias antes da viagem bloqueamos todos os acessos do marido às contas bancarias do casal e sempre monitorando os movimentos dele. O assassinato, que nunca ocorreu, seria na véspera da viagem e quando o marido ligou pra dizer que estava indo pra casa, dona Martha foi para um esconderijo como previamente combinado.


As peças do dominó se encaixaram sim, e o marido? Ora o marido! Ele foi encontrado morto numa espelunca! Tinha cometido suicídio, tomando veneno! O babaca subestimou a esposa e se f..., era uma relação de amor e ódio disse o chefe da polícia enquanto lia as notícias do suicídio no jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário