UM MENINO QUE PREVIA O FUTURO - Mario Augusto Machado Pinto.


UM MENINO QUE PREVIA O FUTURO 
Mario Augusto Machado Pinto.

Não sei com que idade os bebês começam a enxergar e a distinguir o que veem, mas meu irmão Lavan desde que nasceu e estando acordado e deitado no berço ou no carrinho, só olhava para cima. Com Lavan acho que foi com três ou 4 meses porque apontava o dedinho indicador para o alto em direção ao sol, aos pombos, aos aviões, tudo que estivesse lá no alto do céu. Outras vezes apontava e algum tempo depois passavam pombos, helicópteros e tudo o mais. Admirava isso apesar de não entender porque seus olhos não eram afetados pela luminosidade.

Quando foi para a escola sabia o que estudar para as provas e me dava dicas; saindo com seu guarda-chuva, podia escrever: chovia. Às vezes dizia coisas confirmadas futuramente, que papai seria promovido e mamãe operada. Falei com ele sobre essa ‘’qualidade” e ele me fez jurar que não a contaria para ninguém, muito menos para nossos pais. Interessante, nunca previa números de sorteios, nem de bingos. Ajudava muita gente, mas não comentava.

Quando mocinhos, começando a namorar, sabia e dizia quais garotas abordar para sair e quais ficariam à noite para um programa.

Formou-se em Física ‘’cum laudae’’ na USP e sempre obteve grande sucesso na profissão e aceitou convite para fazer pesquisa e lecionar em Yale. Ao embarcar, me disse que voltaria em cinco anos.

Voltou. Não mudou nada fisicamente; ficou com aparência circunspecta; ainda fazia suas previsões, acertava todas.

Um dia pediu-me para ir com ele palpitar na compra de um terno.  Escolheu um de risca de giz e eu palpitei que não gostava. Respondeu que era para uma situação especial no sábado. Concordei e achei que iria nos apresentar à sua namorada.

À noite de sexta-feira me disse querer descansar e dormir bastante, até bem tarde e pediu para não ser acordado. Fazia sempre isso quando havia algo especial no dia seguinte. Ouvi quando deu a descarga no banheiro e fechou a porta do quarto.

Às dez horas da manhã do sábado chegou a primeira coroa de flore

Nenhum comentário:

Postar um comentário