A GRANDE NOTICIA - Carlos Cedano



A GRANDE NOTICIA
Carlos Cedano

Pedro Luís se formou arquiteto e sempre trabalhou como decorador de interiores com clientes, geralmente de alta renda, possuidores de obras de arte consagradas que despertaram nele o desejo de conhecer melhor sobre suas técnicas e estilos. Devorava livros, visitava tudo quanto era galeria e exposições!

Numa escola particular de arte aprendeu e desenvolveu as técnicas do desenho e reproduzia os estilos de seus pintores favoritos, particularmente os surrealistas. Enquanto sua pintura, pouco a pouco melhorava, germinava na sua cabeça a ideia de dedicar-se exclusivamente à pintura.

Um de seus professores lhe sugeriu fazer sua primeira exposição numa coletiva de novos talentos. Preparou três quadros nos quais incorporava conceitos abstratos de Kandinsky e da fase do surrealismo fantástico de Joan Miró.  As críticas foram terríveis e devastadoras, desdenharam radicalmente o uso de materiais inéditos como a colagem de pequenas peças de madeira coloridas. Miró? Nada a ver. Kandinsky? Menos ainda!

Ficou chateado, porém ele não era de desistir! Decidiu ir para Nova York e se instalou no Soho, que desde os anos setenta era o centro mais badalado da nova vanguarda da pintura, particularmente o pop art. Também foi atraído pelas grandes obras do expressionismo abstrato de Jackson Pollock, ficou apaixonado pelas técnicas inusitadas que usava na sua pintura com resultados fantásticos, de difícil compreensão, porem fascinantes!

Nunca perdeu as esperanças nem o otimismo em obter sucesso como artista; com enorme força de vontade já tinha conseguido inserir-se no contexto artístico nova-iorquino. Com o passar do tempo os amigos começaram a perceber aspectos originais nos seus quadros que o estimulou a aperfeiçoar suas técnicas, e intensificou sua dedicação ao trabalho!

Inesperadamente, começou a receber convites para expor seus trabalhos em conhecidas galerias. Com cuidado selecionou três delas seguindo conselho de amigos mais experientes e enviou três diferentes quadros a cada uma delas, feito isso decidiu viajar com a esposa para uma praia, estava verdadeiramente esgotado e tenso!

Dois dias depois de sua chegada a Miami recebeu uma ligação de um colega. Era a grande noticia que todo artista sempre sonha em receber! Uma das galerias o convidava para apresentar suas obras numa exposição exclusiva! As críticas tinham sido calorosas, unânimes e cheias de elogios, já estava com cinquenta anos, mas o sucesso é sempre bem-vindo, né? Abraçou fortemente a esposa, que sempre o apoiou, e como crianças choraram a alegria deste esperado momento!





Nenhum comentário:

Postar um comentário