Um simples aquecedor - Ledice Pereira

 


Um simples aquecedor

Ledice Pereira

 

Preciso trocar o aquecedor da minha casa e resolvo pesquisar por telefone marcas e preços. Só em resolver telefonar para alguma dessas empresas já entro em desespero. Começa minha saga:

Lorenzetti Aquecedores a Gás, em que posso ajudar?

– Bom dia, eu preciso de informação sobre aquecedor a gás para apartamento.

– Um momento. Vou estar passando para o setor de vendas.

Fico invocada. Por que essas infelizes insistem em usar o gerúndio? Será que ninguém falou pra elas que devem usar o infinitivo?

Aguardo impaciente a transferência, um, dois, três… dez minutos e nada.

Desisto.

Parto para outra empresa:

Bom dia, Equigás, Assistência Técnica em Aquecedores a Gás, em que posso ajudar?

Explico novamente que preciso informação sobre aquecedores de diversas marcas.

Senhora, é para GN ou GLP?

— Pode me explicar a diferença?

Percebo certo suspiro. Em tom professoral, com certa impaciência, ela explica:

— Bem, senhora, GN é gás encanado e GLP é gás de bujão. Mais alguma pergunta?

Como se eu fosse obrigada a saber o que é cada um.

— Ah, respondo ironicamente, obrigada por explicar com tanta atenção e paciência… Aqui é GN, então. Pode me explicar sobre a quantidade de litros que usam duas pessoas em dois banheiros?

Mais uma vez consigo perceber a irritação da atendente

Senhora, vou estar passando para o setor competente. Por favor, aguarde na linha. O telefone vai ficar mudo, mas se precisar de alguma coisa é só chamar.

Durante os próximos dez minutos sou obrigada a ouvir aquela musiquinha insuportável e repetitiva, com interrupções a cada momento: EQUIGÁS, ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM AQUECEDORES…

Antes de ouvir mais uma vez SENHORA, desligo. Meu marido me pergunta o que me deixou tão irritada. Nem respondo.

Resolvo ir até uma loja física. Torço para que lá não tenha que ouvir tanto gerundismo. Além de espairecer um pouco, espero encontrar, in loco, um modelo de aquecedor que atenda à nossa necessidade, sem ter que ficar à mercê desse atendimento impessoal que as empresas impõem a nós.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário