O TRAJE IDEAL - SILVIA HELENA DE ÁVILA BALLARATI

 


 O TRAJE IDEAL

SILVIA HELENA DE ÁVILA BALLARATI


Faço as malas pensando no delicioso convite para uma festa em fazenda no Mato Grosso do Sul. Resolvo ir de vestido, separo um bem bonito, estampado, super de acordo com a ocasião,  e coloco dobrado com o maior capricho na mala. 

Chego em Dourados, sexta-feira e começo a sentir calor, muito calor, mesmo sendo 9h da noite. Imagino que o vestido escolhido, por ter mangas ¾, não vai dar certo. Àquela altura já estou incomodada com o suor no pescoço, nos braços e passo a sofrer antecipadamente, só de pensar no dia seguinte. 

Decido comprar um vestido novo, bem fresquinho, sem mangas. Peço ajuda à minha sobrinha que sugere lojas de pessoas conhecidas.

De manhã tomo um café rápido com minha irmã, café preto, só isso; o "breakfast" completo deixo para depois. Vou para o quarto me arrumar e ouço vozes na copa, gente chegando. 

Buzinam na rua, Luiza avisa que Marília, minha sobrinha, nem vai entrar. Saio do quarto, pronta para ir comprar o vestido novo, quando me deparo com ele. Nesse momento a copa está cheia de gente, mas ele rouba minha atenção, não consigo desviar o olhar dele: o pão de queijo caseiro, assado na hora, fumegando. 

Nem percebo as pessoas, só uma coisa vai no meu pensamento; corro lá fora e grito na direção do carro: "Não vou mais, entra para tomar café!"  Sem entender nada, Marília vem e pergunta o que está acontecendo. Talvez ela não entenda, parece preocupada comigo. Será que percebe a riqueza do momento?

 O pão de queijo é muito mais que um alimento, é um estilo de vida, é uma satisfação que não se pode adiar. Junto com ele vem as conversas antigas, o café, a broa, o queijo fresco, o papo sem fim. Parentes e amigos reunidos, um momento clássico nas famílias do interior e isso eu não posso perder.

Hei de achar outro traje para vestir, penso comigo e largo o vestido pra lá. A conversa se estende animada pela manhã toda, lembranças, risadas, histórias, só paramos na hora de ir para a festa. Visto uma blusinha, sei que estou menos arrumada, mas sinto-me tão linda por dentro, tão repleta desse momento riquíssimo que minha dúvida se esvai. 

Vestido ou pão de queijo? Acho que fiz a escolha certa.

 

2 comentários:

  1. Anônimo6/28/2022

    muito bom este texto - ANA MARUGGI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10/13/2022

      Obrigada Ana! É sempre uma satisfação escrever. Um abraço.

      Excluir