ESCREVIVER - CONFRATERNIZAÇÃO 2021


Ana Maruggi 
Coordenadora da Oficina de textos criativos EscreViver.


Confraternização 2021


Antes de mais nada agradeço o carinho de cada um.
Agradeço o apoio de vocês durante todos esses 9 anos transcorridos do EscreViver no Clube Alto dos Pinheiros.
Agradeço a colaboração de todos nas atividades, no dia-a-dia, nos preparativos diversos de todo tempo.
Agradeço a fiel, dedicada e prazerosa companhia de vocês

Apesar da pandemia em curso, nos confraternizamos de modo a demonstrar nossa amizade e carinho para com os colegas.

Aos que não puderam comparecer, estendemos todo nosso carinho.

O evento foi organizado, não por mim, mas pelas colegas Silvia Ballarati, Maria Luiza Malina, e Antonia Marchesin Gonçalves. E para o evento dou nota dez!! E aproveito para agradecer o "trio-organização" esse empenho tão gentil e carinhoso.

Elas providenciaram tudo, tivemos até presépio e uma oração de agradecimento pela saúde e pela vida. Tivemos um bolo especial confeccionado pela Malina, delícia que não pode faltar em nossas confraternizações. Uma decoração gostosa de vivenciar. 
E, Suzana narrou seu conto sobre o casal nas falésias.
Mas além disso, o "trio-organização"  providenciou uma interessante brincadeira literária, um mosaico de textos para homenagear a Oficina e seus escritores. Eram parágrafos curtos, aleatórios,  muitos já nos livros publicados. E aqui posto os parágrafos, tão bem escolhidos,  para que adivinhássemos quem eram seus autores:


 MOSAICO DE TEXTOS:

"Hoje, será uma aula diferente. Vocês terão 1 segundo para descobrir de quem é o parágrafo que iremos ler. Vamos lá! " (1) Orientadora, Ana Maria Maruggi.

 

"Setembro de 1978. Era outono lá. As folhas amareladas formavam um tapete nas praças e jardins. Eu estava lá. Do outro lado do mundo. Beliscava-me às vezes, para me certificar daquela realidade." (2) O enredo de cada um, pag.133 - Ledice de Sá Pinheiro Pereira.

 

"Ao entornar a taça, ela virou o rosto para a janela em que Dona Amélia e Edson estavam e lhes lançou um olhar furioso, tal qual um leão, demonstrando que sabia da existência deles." (3) Papel, Caneta, Ação, pág. 31 Antonia Marchesin Gonçalves.

 

"Com este pensamento, ela desce as escadas apressada segurando as saias para não tropeçar. Precisa ser discreta e sair de casa sem ser notada." (4) Verônica Azevedo, pág. 61 - O esferógamo e outras histórias.

 

"A janela do sobrado que, era apenas uma vista para a praça, talvez pudesse representar uma saída para o mundo." (5) Antologia - O Segredo de Cada Um, pág 70, Mário Luiz Tibiriçá Ramos.

 

"Entretanto o destino é caprichoso e as coisas se resolveram de uma forma muito melhor do que qualquer resolução nossa." (6) Papel Caneta e Ação, pág. 17 Ana Maria Pinto.

 

"Quanto mais estudada tornava-se a garota menos interessada nos afazeres domésticos. Panelas a arear eram substituídas por livros emprestados da biblioteca municipal." (7) Antologia - O Segredo de Cada Um, Vera Lambiasi, pág. 145

 

"Hospedou-se na casa paroquial por insistência de Dom Carmelo. Os dias transcorreram com muito trabalho, catalogando e conferindo os arquivos." (8) Papel, Caneta e Ação, pág. 240 Silvia Helena de Ávila Ballarati.

 

"Um dia, prometi deixar esse gostoso e cansativo trabalho, teria preferido que o dia não existisse." (9) O Segredo de Cada Um, Oswaldo Romano, pág. 98

 

"O noivo, Nestor, inconformado, não entendia a razão de tamanha afronta. Tentou convencê-la a rever a decisão. Mas não adiantou, era irreversível." (10) Papel, Caneta, Ação, pág 230, Sergio Dalla Vecchia.

 

"Um tanto constrangida, comunicou aos seus pais e, ao contrário do que ela esperava, eles ficaram muito felizes. Aliás, finalmente, teriam um neto. (11)  pág. 137, Maria Amélia Favale

 

"Enquanto isso Solange teve sua criança, uma menina ruivinha como ela". (12) Papel, Caneta, Ação -  Suzana da Cunha Lima, pág. 274

 

"Acompanhou-a carinhosamente. Que força interior! Não se queixava nem reclamava. Teve uma recuperação como ele nunca vira e alta tranquila, com seu bebê intacto e com uma cara ótima." (13) Papel, Caneta, Ação - pág. 210, Oswaldo U. Lopes.

 

"Prometa-me que você cuidará de minha pequena com o mesmo amor que sinto por ela e por você. A vida me escapa e você é a única pessoa na qual confio." (14) pág.23, O Enredo de cada um, Carlos Cedano.

 

"Conversamos. Pedi, então, que transmitisse a todos um convite para um lanche às quatro horas da tarde do próximo domingo e assim ficou combinado." (15) Papel, caneta, Ação - pág. 193 - Mario Augusto Machado Pinto.

 

"Enquanto aguardava, passou a rememorar o motivo de ter feito o convite para que a grande estrela da televisão comparecesse a essa reunião." (16)...pág. 128, - Papel, caneta, ação - Luiz Guilherme Martins Sales da Cruz

 

"Laura foi ao banheiro e exultante abriu o envelope. Lá estava o convite. Deveria aparecer num determinado lugar trazendo roupa de festa e de banho para passar o fim de semana num sítio próximo." (17) ...pag.92 - Papel, caneta, ação -  Ises A. Abrahamsohn.

 

"O fato é que Ricardo adorava conversar com as mulheres do condomínio, fosse durante suas caminhadas, na piscina ou na sala de ginástica, mas raramente estava ao lado de sua companheira nessas ocasiões." (18)...pag 67 - Papel, caneta, ação - Fernando Menezes Braga.

 

"Mais uma vez vejo aquela janela abrir e fico apreciando o vulto que se movimenta atrás da cortina de renda rosada. Ah! Quanta formosura em uma só pessoa." (19)...pág.9 - Papel, caneta, ação - Adriana Silva Frosoni.

 

"Engasgando-me na saliva, não sabia nem o que dizer...(20) "Antologia - O segredo de Cada Um, pág 40, Judith Cardoso.

 

"O menino magricelo se esquiva das trombadas que a pressa de quarta-feira distribui pelas ruas do centro de São Paulo." (21)...pág.71 - Papel, caneta, ação - Gustavo Kosha.

 

"Desde criança sentia o dom de prever coisas que aconteceriam logo ou dias depois através da concentração da mente." (22) Antologia - O Segredo de Cada Um, pág. 28, José Vicente Jardim de Camargo.

 

"Ela frequentemente tinha os pensamentos longe: Será que estou me apaixonando por este rapaz?" (23) O enredo de cada um, pág. 39, Fernando Menezes Braga.

 

" A vida continuou sem altos e baixos, emaranhada por desencontros." (24)...pag.152 - Papel, caneta, ação - Maria Luiza de Camargo Malina.

 

"O dois é o único número par, que é primo. O número dois possibilita a dualidade, e a dualidade das coisas é uma noção importante na maioria das culturas." (25) -O enredo de cada um, pag.93, Jeremias Moreira.

 

"Aceitei e, junto com o casal, levantamos a taça de champanhe. Tim Tim! Um brinde à vida!"  (26) Antologia- O Segredo de Cada Um, pág.15, Fernanda Alves Torres.

 

 AS FOTOS / VÍDEOS






















E aqui um aceno para os que não estiveram conosco neste dia:






Nenhum comentário:

Postar um comentário