CONTOS DE ARCANA - Carlos A. Cedano - CONTO DE FÉRIAS Nº 5




CONTO DE FÉRIAS Nº 5

CONTOS DE ARCANA
Carlos A. Cedano

Ariana chegou ao local da exposição de sua editora quando ia começar a palestra de abertura do evento. Muitas pessoas queriam cumprimentá-la. Logo ocupou um lugar na fila das cadeiras reservadas.

— Xi, agora será mais difícil! - Pensou Renata.

Ela tinha a missão de entrevista-la e não seria fácil consegui-lo, muita gente atrás dela e muitos obstáculos para chegar perto. Era a oportunidade que Renata tinha procurado para desenvolver um trabalho jornalístico consagrador. Não podia perde-la!

Deixei correr o tempo. Esperaria o fim da palestra. Discretamente levantei e fui ao banheiro! Para minha grande surpresa, quem estava também lá? Sim, era a própria Ariana Dias. Sorte encontrar sozinha a pessoa mais procurada do evento!
        — Como você se chama? Perguntou-me logo que me viu.

        — Renata -  disse simplesmente.

        — Renata, preciso de sua ajuda! A palestra esta demorando mais tempo do que imaginei e com esse calor, olha! Minha maquiagem já era! Preciso retoca-la.  Esqueci minha “caixinha de milagres” em casa, conto com você?

        — Certamente Ariana, respondi. Abri minha bolsa sempre generosamente provida de “produtos de primeira necessidade” para mulheres.

Ajudei-a discretamente a refazer a maquiagem, ela refez as sobrancelhas, recolocou os cílios etc. Pediu palpite sobre o batom e escolhi um tom mais forte de vermelho.

Quando terminou Ariana se olhou no espelho detidamente e disse:

—Renata! Você me ajudou a ficar mais bonita! Agradeço muito.

Antes de sair me perguntou:

        — Renata, que faz você na vida?

        — Sou jornalista e vim aqui pra tratar de conseguir uma exclusiva com você. Mas vejo que você esta muito solicitada e...

Antes de eu terminar ela me interrompeu e disse:

        — Esta semana estou sim, mas na próxima tenho vaga na  agenda. Você não quer marcar com minha secretária Cora? Disse, entregando-me seu cartão.

Enquanto saía disse-lhe:  

        — Você fez feliz meu dia, Ariana!

Sorriu e foi embora.

Foi uma semana de fortes emoções, tremia enquanto refazia o questionário. Agora tinha que caprichar nas perguntas. Falei com o redator-chefe, Mauricio, que leu o borrador da entrevista e me disse:

        — Renata, o questionário está “supimpa” à altura da entrevistada! A única coisa que você tem que lembrar é que Ariana Dias é uma das melhores escritoras de contos infantis do país, escreve com o pseudônimo de Arcana.

Segunda feira quase ao meio dia liguei para Cora. Ariana já tinha lhe falado de mim e lhe pediu para reservar duas horas na quarta-feira. A reunião seria às dezesseis horas.

Cora me disse:

        — Renata, você poderia mandar copia do questionário da entrevista? Ah! Você pode trazer seu fotografo. Ok?

        — Hoje mesmo o enviarei e irei com o fotógrafo da revista. Bye, até quarta.

Se eu estava temerosa, Ariana com sua simplicidade em poucos minutos me deixou a vontade, me tratou como a uma velha conhecida. Brincou comigo e me fez perguntas sobre minha pessoa o que aumentou meu conforto emocional. As duas horas passaram rápido e até avançamos um pouco mais. Tiramos as fotos e nos despedimos com o sentimento recíproco de uma amizade duradoura!

Passei uma semana redigindo o texto da entrevista. Pedi outra vez ajuda a Mauricio que fez algumas adequações no texto e na ordem das perguntas. Concluída a redação final ele me disse que seria a matéria principal da revista no próximo número. Mostrou-me a foto de capa: um close-up de Ariana com um enorme e belo sorriso.

Um mês depois a revista já estava circulando e com excelente repercussão. Recebi muitas felicitações dos colegas e da diretoria. Também chamei atenção de outros editores.

Mas, a ligação mais importante que esperava era a de Ariana. Quando ligou, foi uma alegria de parte a parte. Ela achou a reportagem uma delicia, me disse que as adequações dos textos tinham enriquecido a entrevista. Estava feliz e me parabenizava sinceramente.

Quase no final de nossa conversa me perguntou:

—Renata, você tem condições de tomar duas semanas de férias?

        — Tenho sim, aqui na revista me “devem” duas férias. Por que pergunta você Ariana?

        — Estou cansada e preciso relaxar para recarregar minhas “baterias”, estou sem inspiração e preciso estimula-la. Gostaria te convidar a viajar comigo e aproveitar pra gente se conhecer melhor. Tenho  certeza que você é uma “caixinha de surpresas”. Você toparia?

        — Posso te responder amanhã?  Por minha parte está topado, mas preciso falar com meu chefe. Acredito que não haverá problema, te ligo amanhã Ok?

        — Ok! Até amanhã então.

Uma semana depois as duas amigas estavam embarcando para Gramado. Renata levava uma mala apenas, além da mala de mão, Ariana levava três malas além da mala de mão. Foi uma confusão no aeroporto mais com muito bom humor Ariana resolveu esse inconveniente. Ela era assim, sempre segura de si, alegre e sem nunca deixar a peteca cair. Mais viagens foram acontecendo, a amizade entre elas se estreitava e as confidencias se aprofundavam!

Numa das viagens Renata perguntou para Ariana:

— Ariana, como você constrói esses lindos contos para crianças? Ela me olhou e respondeu:

        —Na nossa volta te levarei em casa, e você conhecerá meu segredo, vai gostar conhece-lo!

Uns dias após da volta Ariana me ligou e disse:

        — Renata, você está livre sexta feira à noite?

        — Estou sim Ariana.

        — Então te espero para jantar. As vinte e trinta, está bem?

        — Estarei aí. Um beijo  amiga.

Jantaram frugalmente com um bom vinho e quando acabaram a anfitriã lhe disse:

        — Vem comigo!

Renata seguiu-a até o fim de um corredor onde havia uma porta mais larga que as outras. Quando ela se abriu as prateleiras iluminadas mostraram uma enorme constelação de miniaturas de personagens vindas de diversas culturas, de lugares exóticos e muitas delas feitas por artistas do fantástico! Ariana as tinha trazido, aos poucos, nas suas numerosas viagens.

O ambiente era discretamente preenchido de aromas exóticos. Tudo parecia misterioso! Sentamo-nos e quando começou a música de fundo Ariana contemplou por um bom tempo as diferentes miniaturas de seu mundo lúdico. Deixou sua mente viajar e foi gerando fantasias onde os diversos personagens dialogavam e revelavam situações inéditas.

De tempo em tempo, Ariana fazia anotações em seu caderno e continuou por mais de uma hora em silêncio dando a impressão, em certos momentos, de estar em pleno êxtase!

A música acabou as luzes foram apagadas e Ariana disse:

        —Acho que consegui material para escrever dois contos.

No momento da despedida Renata disse:

        — Foi uma noite muito especial pra mim, me senti tão perto de você Ariana!

        — Pra mim também. Acho que esta noite mudou muita coisa dentro de nós! Você é a única que conhece meu segredo! Que sabe como me inspiro!


As duas amigas se abraçaram intensamente  durante um bom tempo. Não se sabe o que mudou! Talvez algum dia, num outro conto, Arcana possa dizê-lo!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário