MEU NOME É BONZÓ-PASSO PELO ANO 2050 - Oswaldo Romano


MEU NOME É BONZÓ-PASSO PELO ANO 2050
Oswaldo Romano       
                                                                      
        — Meu nome é Bonzó. Não tenho idade. Passo pelo ano 2050.
        Acompanhei vocês nos últimos anos. Guerra de 1914, guerra de 1939. Guerras regionais. Tudo por nada, digo por quê: Todos vocês, seres vivos, de corações bombeando o sangue que os alimenta, morreram ou vão morrer antes de aqui chegar. É certeza o que vos digo!

        — Ora, ora Bonzó. Pare com esse agouro. Estamos no ano 2014, e aqui construímos o futuro.

Pelo ar mandamos aviões que transportam centenas de pessoas. Um deles leva 500! Pelo ar, mandamos todas as imagens conhecidas e em cores, todos os sons desde um tique taque de relógio.

Hospitais salvam vidas, concertamos ou trocamos corações. Produzimos alimentos que sustentam nosso povo.

Agora vem você ai, com esse horrível nome de Bonzó, botar minhoca em nossas cabeças?

        — Oi, pare, pare por ai, acredite em mim, disse Bonzó. Vocês são cegos. Tudo que vocês tinham, estão destruindo. Hoje vocês são uma espécie em extinção. São movidos por marqueteiros, e suas crias são os políticos inebriantes, corruptos.

Aqui só chegarão os honestos. Passarão por uma severa triagem. Serão reciclados. Os filtros são peneiras de nano milímetros. Com a transformação, ficarão como estou.

        — Mas como, como você está?

        — Somos alimentados pelo vento. Não temos gordura nem sangue. Não temos coração. Não conversamos. Nada de metrô, ônibus, seus barulhentos aviões, carros.

        — Sim, mas como?

        — Você pensa aonde quer ir. Basta um vai. É online. Não temos relógio. Quer saber a hora? — Pense. Quem você chamar, aparece na sua frente. E claro, inicia-se uma silenciosa conversa. Tenho que admitir: Nesse caso estamos um pouco atrasados, não conversamos a distância.

        — Escute aqui Bonzó. Em tão pouco tempo, não pode haver tamanha alteração?

        — Você que acha. Trinta e cinco anos para vocês é muito tempo. Deus fez o mundo em sete dias! A terra vai simplesmente secar. Vocês se acham tão sabidos e não perceberam  isso. Vejam os planetas que giram ao redor do sol no mesmo ritmo da Terra: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. São todos secos. Secos sim senhor! A Terra será a última, caminha para seu fim.

        Será que você vai passar pelo filtro? Eu já estou aqui.

Meu Velho Tio Me Jurou Ser Um Netuniano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário