USO DE CÓDIGOS - Oswaldo Romano


USO DE CÓDIGOS
Oswaldo Romano   

Esses fatos são reais e tem origem em acontecimento que alguém aprontava. Troquei o nome do verdadeiro personagem,  para evitar  sensibilidades. Aqui Márcio é um epiteto.

Na loja.
Acabamos adotando o nome Márcio, como podia ser outro qualquer, sempre que surgia algum freguês papo-furado ou maçante. Já conhecido ou que se revelava no primeiro contato, a gente passava o dito cujo para um balconista assim:
— César (nome do balconista), quer fazer o favor de atender aqui o seu Márcio.
Aí o freguês contestava:
— Meu nome não é Márcio, é José. Márcio é meu pai. (coincidência).
— Oh, desculpe o engano.
Nessa altura, o vendedor já tinha entendido tudo. Era chamado um balconista mais tolerante, como o César ou o Mariano, que acabava fazendo boas vendas também para os Márcios que apareciam.
Com o tempo, a alcunha de Márcio pegou pelo bairro! Por muito tempo, quando alguém contava aquela lorota ou era um chato, logo era chamado de Márcio. Só que poucos sabiam da sua origem.
O nome era muito conhecido pelos andantes da Vila. Quando assim chamado logo vinha a defesa:
— Oh cara. Eu não sou Márcio, não!
Quando montei a loja, criei um código para marcar as mercadorias, uso comum no comércio e praticado pela maioria dos estabelecimentos. Útil como hoje é o código de barras. A prática constante deste código acabou diversificando sua finalidade. A letra A é a segunda letra desse nosso código, porém a classe A no convívio social é conhecida como de primeira categoria. Então quando o distinto, um freguês, um fornecedor, um gerente de banco, enfim qualquer outro se mostrasse ser um "Márcio", logo recebia a categoria "freguês classe A". (segunda categoria) E... ficava todo satisfeito!
A parte engraçada era na avaliação de preço para o freguês.
Veja este diálogo:
O freguês: — Sr. Roma, por quanto o senhor me faz este aparelho de lavatório?
Eu: — O preço certo é 20, mas para você continuar cliente vou fazer 17,  o preço antigo, tá bom? (preço marcado em código).
Ele: — Dezessete é o preço, vinte o amigo chutou!
Eu: — Não, não chutei, não. Quer ver?
Eu: — (agora me dirigindo a outro balconista por perto): 
— Mariano, Á... á... Á... quanto devo vender esta torneira?
Resposta imediata: 
— 20 - gritava
Confiança adquirida, mercadoria vendida e todos ficavam contentes. Lembre-se de que o A é 2 e não seria possível só 2, nem 200, daí o 20 respondido ao pé da letra pelo balconista que sabia como jogar, ou tinha noção do preço.
Usávamos também outras palavras que punha o perguntado em atenção, ou atenção de perigo. Um exemplo, aproximando-se alguém que inspirava cuidados, ligava para qualquer dos gerentes e perguntava:
— Testou a lâmpada.
Imediatamente comparecia onde eu estava e dizia:
— Testei sim. Só falta verificar estas.
Ficava por perto, ou assumia o problema.
Quando longe, acionava outro funcionário.
Esses fatos tem origem em acontecimento que algum Márcio aprontou. E como aprontava...
Certo dia ele debruçado no balcão expondo sua irreverência, um balconista menos paciente soltou:
— Mas você é Márcio mesmo, hein! 
— Claro, faz tempo você me conhece.




Nenhum comentário:

Postar um comentário