ESCREVIVER - PUBLICAÇÕES DE LIVROS DESDE 2012 - COLEGUISMO - ELOGIOS E AGRADECIMENTOS

 


ESCREVIVER — OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA.

OS LIVROS NASCEM AQUI


Motivados pela descoberta da escrita, os participantes do EscreViver já publicaram mais de quarenta livros desde 2012 na Oficina e fora dela. Os gêneros são variados, contos de ficção criados na Oficina, autobiografia, registros memorialistas, registros de viagem, registros profissionais e romances, etc.

É um orgulho para a mentora deste projeto, e certamente para o Clube Alto dos Pinheiros, que oferece para os associados cursos e atividades de qualidade. 

Para os 11 anos da Oficina, representa publicação de quase 5 livros por ano. Os livros representam o EscreViver. Representam o melhor de cada escritor. São os certificados de que a Oficina motiva à boa escrita, propósito deste projeto.

 

 

  1. A NEUROLOGIA QUE VIVI — Biografia — Fernando Braga
  2. A LANCHA E O MAR — Oswaldo Romano
  3. A TOCA DO URSO — Maria Luiza Malina
  4. A TRILHA MISTERIOSA E OUTRAS EMOÇÕES — Maria Verônica Azevedo
  5. AGORA EU CONTO — Ledice de Sá Pinheiro Pereira
  6. AMORES VERSADOS — Ângela Barros
  7. AOS 70 — José Vicente J. de Camargo
  8. CHAYO — Carlos Cedano
  9. CONTOS CONTIDOS — Oswaldo Romano
  10. CONTOS TCHECOS — Maria Luiza C. Malina
  11. DE TUDO UM POUCO — Ledice de Sá Pinheiro Pereira
  12. DO ALTO DA MONTANHA — Fernando Braga
  13. El CONDOR PASA — José Vicente J. de Camargo
  14. EU E O UNIVERSO - Antonia Marchesin Gonçalves
  15. ESFERÓGAMO E OUTRAS HISTÓRIAS — Maria Verônica Azevedo
  16. FADAS EXISTEM? — Suzana da Cunha Lima
  17. HISTÓRIAS ESCOLHIDAS — Maria Verônica Azevedo
  18. LEOPARDO PARDO — Suzana da Cunha Lima
  19. ME ENCONTRE NO HC — Oswaldo U. Lopes
  20. MEMÓRIAS SEMPRE — Dóris Therezinha S. Albero
  21. O AMIGO IMAGINÁRIO — Suzana da Cunha lima
  22. O DESAFIO DO DETETIVE POÁ — Oswaldo Romano
  23. O ENREDO DE CADA UM — Antologia
  24. O FINAL DE TARDE — Fernando Menezes Braga
  25. O JUIZ ABANDONA O MALHETE — Oswaldo Romano
  26. O MÉDICO E A FAZENDA — Oswaldo Romano
  27. O PASSADO NÃO TERMINA — Oswaldo Romano
  28. O QUE TRAGO DENTRO DE MIM — Ângela Barros
  29. OS ARES SUAVES DA IMAGINAÇÃO — Maria Verônica Azevedo
  30. O SEGREDO DE CADA UM — Antologia
  31. O UNHUDO — Oswaldo Romano
  32. OUSADIAS — Antologia
  33. OUTRAS LEMBRANÇAS — Dóris Therezinha Albero
  34. PAPEL, CANETA, AÇÃO — Antologia (2021)
  35. PEDRA BRANCA — Oswaldo Romano
  36. RASPAS DO BAÚ — Oswaldo Romano
  37. RUÍDOS DO SILÊNCIO — Sérgio Dalla Vecchia
  38. SEMPRE VINTE ANOS — Suzana da Cunha Lima
  39. UM ESPAÇO NO TEMPO — Biografia — Oswaldo Romano
  40. UM NOVO ENCONTRO — Oswaldo U. Lopes
  41. UM PASSADO TÃO PRESENTE — Fernando Braga
  42. UNS E OUTROS — Fernando Braga
  43. VENTO CONTRA — Sergio Dalla Vecchia
  44. VIAGEM FANTÁSTICA — Maria Amélia Favale
  45. VIRANDO PÁGINAS — Suzana da Cunha Lima
  46. SINGRAR — Antologia 2022
  47. UM CRIME PERFEITO — Suzana da Cunha Lima
  48. EU E O UNIVERSO - reed. bilingue - Antonia Marchesin Gonçalves
  49. AMOR E ÓDIO - bilinguie - Antonia Marchesin Gonçalves
  50. DESCOBERTAS - Antologia 2023

 





BIBLIOTECA DO CLUBE ALTO DOS PINHEIROS

Maria Luiza Malina

Abril/2023    

 

Antes do Baile Verde — Lygia Fagundes Telles,

                                   Conto Jardim Selvagem — 1143 869.9  T275a

Uma preciosidade preservada em nossa biblioteca.

 

Olá, amigo, sócio do Clube mais querido da região.

É com você mesmo que desejo falar sobre nossa Biblioteca. Já visitou aquelas estantes? Ela contém relíquias à sua espera!

É lá naquele espaço que além de livros, e daquela atmosfera artística, estão também os funcionários do Departamento Cultural.

A Biblioteca sempre foi espaço aberto, acolhedor e livre como uma biblioteca deve ser. No ano de 2013, deparei-me com o Coordenador Cultural, Marcos Ribeiro, funcionário presente, disponível, criativo, e atento às necessidades dos sócios, estampando o sempre sorriso convidativo, e um cumprimento alegre, para acolher quem por lá passasse.

Refiro-me ao passado do Clube Alto dos Pinheiros, e especialmente ao Departamento Cultural, porque foi lá que minha vida teve um despertar sem igual.

Naquele tempo o corredor estava sempre disponível aos sócios, e era nele que os pintores e artistas plásticos expunham e comercializavam suas obras. Eu fazia parte desse elenco, sentia tanto orgulho de ser o Clube, a minha galeria, e a galeria de tantos outros artistas associados!

A cada passagem pelo Departamento Cultural, a cada pergunta, vinha uma sugestão de curso, de evento ou passeio, nunca paravam de acontecer “coisas” nesse Departamento… e lá a conversa fluía na direção do melhoramento de diversificação de ideias.

Há onze anos, lendo a revista MAIS, interessei-me pela oficina de Arraiolo, havia um tempo livre e havia muita vontade de realizar algo. Lá fui eu naquela tarde, armada com a cestinha de linha, agulha e tecido. Qual não foi minha surpresa quando o Marcos, muito educadamente, comunicou: “Infelizmente as aulas foram canceladas por falta de alunos”. Ao perceber minha decepção, ele tratou de oferecer-me um café. E entre uma conversa e outra, em tom cada vez mais alegre, convidou-me para conhecer a nova oficina de escrita criativa — EscreViver. Explicou o sentido da oficina, havia muitas atividades lúdicas para motivar à criatividade, e dava-se muita importância à sociabilização entre os participantes, lá não só escreviam, mas interagiam entre si, era um grupo sem limite de idade.

Aguçou minha curiosidade. Interessei-me. Preencheria o tempo livre que havia na minha agenda. E, uma vez que lá estava, aproveitaria, já que em meia hora iniciar-se-ia a segunda aula da Oficina. Arrisquei.

Ah, aquele dia! Não sei quantas vezes agradeci ao atencioso funcionário, que perdeu um bom tempo comigo. Fez, com essa sugestão, com que minha vida caminhasse em outra direção.

Descobri-me! Descobri amigos. Descobri-me escritora. E desde então,  vários livros publicados, sendo que um deles já está na 2ª. Edição: A TOCA DO URSO, CONTOS TCHECOS, O SEGREDO DE CADA UM, O ENREDO DE CADA UM, OUSADIAS, PAPEL, CANETA E AÇÃO e SINGRAR. Descobri que escrever nos leva adiante do nosso tempo, nos encoraja, amadurece sentimentos e percepções.

Esta manifestação de sentimentos que a escrita promove no nosso ser, levou-me para outros enfoques muito mais provocativos de maior frequência e valores, passei a coordenar uma das maiores e mais antigas exposições de arte infanto-juvenil internacional. Renasci. Renasci descobrindo o valor do ser humano.

Impressionante! O EscreViver me chacoalhou. Tive a chance de provar a mim, do que sou capaz.

Na Oficina do EscreViver a Orientadora Ana Maruggi inova a cada ano. Além nos atiçar com publicações de antologias, em 2023 entramos em novo projeto “Meu Contista Brasileiro”, onde cada um de nós é professor por um dia. Um bom desafio. Precisei recorrer à Biblioteca do Clube para conduzir análise do conto Jardim Selvagem de Lygia Fagundes Telles, conto que faz parte do livro Antes do Baile Verde. O exemplar estava devidamente encadernado em vermelho, capa dura, protegido contra violações de uso e do tempo. Surpreendi-me com a raridade do exemplar, estava autografado pela autora. Meu interesse cresceu, sobremaneira. Meu respeito foi tanto, que me aprofundei na pesquisa sobre a escritora e sobre a obra dela. Uma mulher forte, inteligente, carismática. A Oficina EscreViver fez mais do que me ensinar a escrita criativa, me deu asas, provocou minha criatividade, aguçou meu conhecimento.

Hoje o Departamento Cultural tem novos nomes na coordenação, novos cursos, novos caminhos.  E, o Clube, por sua vez, também mudou em vários pontos nessa área, efeitos da pandemia, efeitos do progresso, efeitos da tecnologia.

E eu? Continuo escrevendo no EscreViver, meu combustível. Eu e outros que sentem necessidade de preencher a alma com palavras.

Convido você sócio a conhecer os 46 livros editados pelos sócios da Oficina EscreviVer, e quem sabe, despertar o escritor que habita em você!

Estamos esperando novos escritores.


                                 



ESCREVIVER

Silvia Helena De Ávila Ballarati

2018


Nosso curso de Escrita Literária acontece às terças-feiras, entre 14:30hs e 17:30hs. São encontros.

Primeiramente trocamos informações, conversas descontraídas até que estejamos todos reunidos. Não existe muito rigor quanto ao horário de chegada, o que é bom, por propiciar um bate-papo informal, momento em que a gente descobre um pouquinho da vida dos colegas.

Sem que precisemos pedir, o funcionário da biblioteca traz um delicioso cafezinho, já adoçado. Outra característica de circunstâncias especiais, visto que hoje em dia, só em casas de famílias antigas serve-se o café assim, adoçado e em cafeteira térmica.

Os acompanhamentos do café variam, bolos, bolachas, salgadinhos, trazidos cada dia por um colega diferente. E quando todos esquecem, a professora Ana Maruggi abre seu armário secreto e nos presenteia com chocolates e mais chocolates! Ah! Vinhos! Temos tomado vinho à guisa de comemorações quaisquer.

A essa altura, lemos os contos produzidos em casa, afinal, temos tarefa e a cumprimos com prazer. Ouvimos as produções de cada um fazendo comentários e sugestões.  Depois passamos à atividade principal que é a produção de texto em sala de aula. Momento de silêncio e concentração.

Acho isso o mais difícil, produzir na hora, com tempo limitado, com começo, meio e fim e ainda ler para os colegas. O processo criativo é muito pessoal, há quem ache fácil escrever na aula sob pressão, outros preferem em casa, com tempo e tranquilidade.

Terminada a produção literária do dia, lemos novamente para os colegas, sempre tem um ou outro que não escuta direito, pede para repetir mais alto, e é só risada. Novos comentários e por fim recebemos explicações do dever de casa.

Ainda temos deliciosas brincadeiras para descontrair, sempre envolvendo a língua portuguesa. Textos onde todos escrevem uma frase, competição pelo maior número de palavras encontradas, palavras que rimam, “stop”, entre outras.

A saída pela biblioteca, em meio a livros e leitores, é sempre uma inspiração.

E assim nos despedimos, ansiosos pelo adorável compromisso da terça-feira seguinte.

 

                   


TRIBUTO AOS COLEGAS DO ESCREVIVER CLUBE AP

Oswaldo Romano

2020

 

Deixar este manifesto para depois, teria certamente vencido parte da emoção sentida desde o momento em que os conheci.                                           

Tenho pressa antes que vença a data de validade de continuar participando do grupo, destes jovens, meninas e meninos.

Surpresa seria não ter contado com estas amizades de soberbas qualidades, pois, todos reconhecem também a capacidade ímpar de comando da nossa monitora Ana Maria Maruggi, em agregar conteúdo humano, no ensino dos meninos, nem sempre dóceis.

Vejo que posso contar ao mundo que o bom supera o mau, e que há pessoas que buscam concentração de união, como ela, e dispostas a abraçar acontecimentos inesperados como os que temos recebido.

Um respeitável e merecido tributo aos meninos, meus companheiros, alguns surgidos como sentinelas à minha frente, acolhedores postados em sala, na espera de quem chega para recebê-los com saudosa alegria. Resolvi: que quero continuar chegando!

Isso é amor. Essa coisa maravilhosa que possuímos e que nos leva a uma só e grande paixão.  Paixão de realizar, escrever, conviver, pesquisar. Não sei se merecia tanta atenção, postadas na rede, notadas nas minhas faltas. Estava convalescendo, perdi festas, mas mereceram de mim muitas lembranças e algumas lágrimas, provas de saudades, nascidas entre a dor e o conforto de um momento bem lembrado. E o amor, é o sentimento que possuímos.  Deixo aqui o meu tributo a esse especial e amado grupo, grupo que minha idade o tem não como o último e sim como mais um, composto de sensíveis e amados companheiros.

 

roma@romano.com.br


3 comentários:

  1. Anônimo4/28/2023

    Meu deuzinho, deu saudade em ler este Tributo - como ele foi “especial” com todos! Obrigada Romano!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/01/2023

    As postagens do EscreViver estão tentadoras… um espaço para todos, sem limites - a escrita, a formação de um “escritor” não tem limites, só liberdade interior.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/20/2023

    Excelente maneira de exercitar a criatividade, parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir