Brincadeira de mau gosto - Adriana Frosoni

 



Brincadeira de mau gosto

Adriana Frosoni


(Releitura do texto BRINCADEIRA de Luiz Fernando Veríssimo)

 ___________________________________________


Depois de receber aquela ligação minha vida mudou para sempre. As palavras que ouvi ressoavam na minha cabeça o tempo todo, nas horas mais inesperadas.

— Alô!

— Eu sei de tudo!

— Tudo o quê?

— Você sabe.

— Não sei. O que é que você sabe?

Apesar de nunca ter feito nada de grave nessa vida, ninguém é santo, e nunca se sabe como as histórias foram contadas e recontadas.

Resolvi ligar de volta, pedir segredo. O sujeito sabia alguma coisa da minha vida e eu nem imaginava o que era. Aquelas palavras passaram a atrapalhar meu sono, meu medo era perder algo importante em função de uma calúnia, e olha que eu tinha muito a perder.

Depois daquilo, num dia eu olhava para a minha esposa e pensava como era bom viver ao lado dela; no outro, olhava para o meu filho e avaliava o respeito e a admiração que ele tinha por mim. Além disso, todos os dias no trabalho eu lembrava do quanto me esforcei, e ainda me esforçava, para me aposentar neste emprego. Talvez tenha sido em vão, contudo, não havia o que fazer, só esperar, e rezar para que o pulha mantivesse a boca fechada.

            O tempo foi passando até que um dia reparei nas olheiras profundas de um amigo do futebol e achei que éramos próximos o bastante para que eu perguntasse o motivo. Mesmo relutante ele me contou sobre a insônia que sofria desde o dia em que recebeu um telefonema e, pasmem, era o mesmo que aconteceu comigo!

Horizontes se abriram quando ouvi a confissão dele, me confessei também e conversamos sobre o assunto demoradamente. Me fez muito bem ter com quem falar, com o tempo descobrimos outros no mesmo barco e formamos um tipo de confraria de autoproteção, dividíamos tudo sobre esse assunto. O alívio veio com as reuniões em volta da churrasqueira todas as quartas-feiras regadas a chopp gelado, com os desabafos e as bravatas contra o velhaco.

Estava indo tudo muito bem até que um de nós descobriu o sumiço do cretino e todas as preocupações, o frenesi e a insônia do começo voltaram à tona.

Eu e todos os outros decidimos encontrá-lo e arrancar à força o que ele sabia de cada um de nós, fazê-lo contar como descobriu e por fim, negar tudo, claro! Contratamos um detetive particular recomendadíssimo e em algumas semanas achamos o covarde. Acreditem, a esmo de todo nosso sofrimento, ele estava vivendo em uma bela casa, numa praia remota, de frente para mar. Essa foi a gota d’água: alugamos carros pretos, cobrimos as placas, fomos até lá. Já era noite avançada quando invadimos a casa e exigimos que ele nos contasse tudo o que sabia. Foi uma gritaria, ameaças de todos os tipos, um fuzuê danado e nem assim o canalha cedeu, a única resposta que conseguimos foi:

— Era brincadeira! Era brincadeira!

Não podia ser verdade. Éramos oito contra um e o pressionamos mais, demos empurrões, pescoções, ele fugiu escada acima e fomos atrás, ameaçamos jogá-lo pela janela. Se esquivou, desceu novamente e correu para o jardim. Foi quando trombou de frente com o maior de nós, desequilibrou-se e caiu de costas no chão. Com os olhos estarrecidos de medo voltou a gritar:

— Era brincadeira!

Levantou-se devagar e, dando passos para trás, foi se esquivando de nós. Isso tudo estava me deixando mais furioso ainda, sendo um homem de bem nunca participei de algo parecido, esse ataque noturno estava me deixando com os nervos à flor da pele. Foi nesse momento que passei a ter algo a esconder, abri caminho entre os parceiros, olhei aquele desgraçado franzino que zombou de mim por tanto tempo: perdi a cabeça, saquei a arma e atirei nele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário