Reunião de Natal - Sérgio Dalla Vecchia

 


Reunião de Natal

Sérgio Dalla Vecchia

 

No feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora de Aparecida, estava eu no notebook arrumando arquivos, racionalizando e deletando muitos, foi quando abri o de fotos. Se fosse um armário estaria empoeirado. Mas não! Sem poeira, intactos desde quando foram salvos. Pastas de viagens, festas, família e tantas outras. Como o clima do feriado era propicio à reflexão, fui induzido a abrir uma pasta do Natal de 2008.

Ao iniciar o desfile de fotos, senti a certeza de que o tempo não para nem para respirar. Lá estavam todos os familiares reunidos na grande sala do apartamento da minha querida mãe. Matriarca animada que sempre reuniu todos, ao menos uma vez ao ano. Não aceitava ausências.

Cada foto me flechava com alegria, os bisnetos, netos, filhos e noras da figura ímpar de minha mãe. O sorriso comandava a festa, primos e primas abraçados, cunhadas em prosa descontraída, meus irmãos e eu contando as novidades do ano, animados com uma boa dose de whisky.

Feliz, revivia aquele momento como se lá estivesse, até que me deparei com a foto do meu irmão gêmeo vestido de papai Noel, faces coradas esbanjando saúde, enquanto distribuía presentes para a criançada. Abrindo mais fotos, achei uma linda, mamãe junto com duas noras sorridentes.

Do nada a mente ficou confusa, o sentimento alegre desapareceu, surgindo tristeza e olhos marejados. Pensei com meus botões, esqueça, é a vida. Determinados frutos da árvore genealógica, por sua doçura caem antes do ponto. A sabia natureza precisa equilibrar o terroir com os seus bons fluidos e por isso os atrai para seus braços.

Estava quase conformado, quando lembrei do Papai Noel!

Quem será o Papai Noel neste Natal, que meu irmão fazia tão bem?

Meus botões logo responderam com certo constrangimento:

Neste ano ele não poderá comparecer, pois sua mãe programou uma grande festa no céu.

E até agora você não foi convidado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário