AGENTE LITERÁRIO - UM CAMINHO NECESSÁRIO



AGENTE LITERÁRIO - UM CAMINHO NECESSÁRIO

Com essa nova onda de novos escritores as editoras se abarrotaram de manuscritos, e muitos deles nem lidos já são rechaçados. Não, não por falta de profissionalismo das editoras, e por causa da demanda e da qualidade dessa avalanche. Há empresas que já estampam aviso: 

Manuscritos, somente através do Agente Literário. 
Mas o que faz um Agente Literário?

Esse profissional é capacitado para avaliar o manuscrito e optar pela editora que tem afinidade com o tipo do seu material. Ele vai representar o autor perante a editora, contratos, acompanhar o andamento do processo.  

Esse agenciamento encurta caminho e facilita tratativa. 

É claro, o texto antes de chegar às mãos do agente literário, passa por várias esteiras de tratamento com profissionais qualificados:

- Leitura crítica - é fundamental 
- Revisão ortográfica 
- "Faxina" - cortes - copidesque
- Reestruturação o texto.
- Boa apresentação do material.
etc

Mas, a contratação do agente garante a publicação.

Não, não garante. No entanto, é o caminho para seu manuscrito seja lido pelos profissionais das editoras. 

Grandes nomes da literatura contratam ou contrataram um agente que faz a intermediação do contato autor / editora. Quer ver?

Rubem Fonseca, Carlos Drummond de Andrade, Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado, Zuenir Ventura, Erico e o seu filho, Luis Fernando Veríssimo, Ariano Suassuana, Rachel de Queiroz, Lya Luft,  Mário Quintana e uma infinidade de outros nomes são agenciados pela AGÊNCIA RIFF

Ver entrevista com  LUCIA RIFF.


Há centenas de agentes literários, e há muitas formas de orçar esse serviço. Se houver interesse, faça uma busca na internet. Cuidado com quem faz negócios.

Fica a dica.

Boa sorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário