O que uma imagem pode nos
dizer?
Temos aqui muitas imagens
com sugestões de temas para uma ou diversas histórias infantis. Lembrando que a
história infantil tem a estrutura do conto, o que muda é o enredo com apelo
infantil, que deve mexer com o imaginário do leitor/ouvinte. Não se intimide
com o vocabulário, a criança precisa conhecer novas palavras. Trabalhe, com as
ferramentas que conhece, insira figuras de linguagem para que a criança se
envolva com a história:
Sinestesia: Empregue sensações que
façam a criança sentir-se dentro da história: “A bruxa exalava aquele conhecido
cheiro azedo do limão, quente do travesseiro dormido, tanto, mas tanto, que
punha até medo”.
Comparação: Utilize eixos comparativos
que a criança conheça. “Ela era tão pequena, mas não minúscula, que podia
entrar nos buraquinhos dos formigueiros”.
Onomatopeia: Insira sons que façam a
criança reconhecer o lugar. “Primeiro um muuuuuuu chegou perto da janelinha do
galpão, depois chegou um vapt bem estalado, e somente depois enxergamos a cara
grande da vaca Mimosa que queria entrar pela janela, bem menor que ela.”
Catacrese: A catacrese ajuda a
criança a identificar objetos. “ A cadeira não queria mais ser chamada de
cadeira, na verdade, ela queria ser poltrona, então ela estendeu os braços para
o marceneiro”.
Metáfora: A metáfora contribui com a
fantasiação das ideias. “ Ele era furacão, corria desgovernado com pernas de
alicate, sem nenhum cuidado com as coisas, ia derrubando o que visse pela
frente, um verdadeiro ventilador gigante em plena correria. Esse era Bil, meu
primo que queria ser atleta”.
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