Natal - José Vicente J. de Camargo

Resultado de imagem para tico tico


NATAL
José Vicente J. de Camargo                                  

Desejar a alguém um Natal de Alegria, Paz, Amor, não é um contrassenso neste mundo em que vivemos cercado por notícias de atentados terroristas, guerras, ódios, corrupções sem fim, fome, bombas matando e separando famílias, crianças inocentes afogadas num mar de desespero?

Estava eu justamente meditando sobre esse dilema, a procura de uma resposta convincente, quando recebo de um amigo um e-mail de “Boas Festas” com um vídeo anexado que me deu a resposta à essa dúvida:

“Uma mãe de família preparando o ambiente natalino, comprou uma árvore de natal natural – preferida por seu marido e pelos três filhos em relação a árvore artificial, por ser mais bonita e mais apropriada para o motivo escolhido, pois, todos os anos, a família elege o tema do enfeite da árvore – e, para este ano, escolheram:

“Passarinhos”!

A mãe comprou uma bonita árvore de quase dois metros de altura e a colocou no terraço que dá para o jardim dos fundos da casa, onde a família costuma festejar a santa data. Depois comprou os enfeites voltados para o tema escolhido, isto é, passarinhos de vários, tipos, cores e tamanhos... Estes foram caprichosamente colocados na árvore e intercalados com bolas coloridas, miçangas, cordões prateados, dourados e as tradicionais figuras de anjinhos, estrelas e papais noéis...
Nos dias que se seguiram a mãe notou que no chão próximo a árvore – apesar da limpeza diária – sempre voltava a aparecer sujeira de jardim como graminhas, folhas, palhas e pequenos gravetos.

Foi então que um dos filhos notou, bem escondido entre os ramos da árvore, uma “tico-tico” de verdade chocando no ninho recém-construído. A surpresa, logicamente, foi geral na família, mais ainda a alegria de ter uma “vida real” na árvore e sobretudo “novas vidas” quando os ovinhos, três ao total, eclodiram e os pios estridentes dos filhotes ecoaram por toda a casa e o carinho da mãe ao alimentá-los e protege-los emocionou a todos. E isto acontecendo justo na época que se comemora o nascimento do Menino Deus, que se fez homem, para redimir a humanidade dos seus pecados. Veio trazer a Luz da esperança, da conciliação, do amor e paz entre os homens e anunciar a vida eterna no seu reino celeste...

O ninho da tico-tico se tornou o enfeite mais precioso da árvore. Os filhos foram pesquisar na internet tudo a respeito do pássaro que é um dos mais conhecidos e estimados do Brasil. Seu nome vem do tupi e é derivado do sonido do seu canto e é, Brasil afora, também conhecido por: ticão, toinho, tiquinho e um que mais chamou a atenção pela coincidência com o significado da festa – jesus de meu deus!”

Assisti o vídeo várias vezes e senti a alma aliviada, o que me convenceu ser ele a resposta ao dilema que me afligia, pois, demonstrou que as coisas boas podem acontecer a qualquer momento quando menos se espera, trazendo alegria e encantamento àqueles que a presenciam, àqueles que ficam sabendo do seu acontecimento ou que leem a seu respeito, multiplicando assim, o seu fator benéfico.

Portanto vamos desejar que neste Natal, uma tico-tico venha construir seu ninho em cada árvore de natal de cada família nos quatro cantos do mundo, transmitindo a todos que a vejam o encantamento, a alegria e principalmente o valor da vida e do amor que pode transformar o mundo que aí está.

Desejo a você e aos seus familiares o canto do tico-tico...
Felicidades,

Do amigo Vicente

14/12/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário