APRENDENDO COM LEONARDO.
(Colaboração
de Mario Augusto Machado Pinto)
(Transcritos
do livro LEONARDO DA VINCI de Walter Isaacson, Tradução de André Czarmobai,
pag.55o e segs.)
Vale
ler até o final e degustar lentamente como que bebendo um
"limoncella". VALE!
O
fato de LEONARDO não ser apenas um gênio, mas também extremamente humano – um
indivíduo peculiar, obsessivo e divertido, que se distraía com facilidade – faz
com que ele nos pareça mais acessível. Ele não foi brindado com o tipo de
brilhantismo que é completamente incomensurável para nós. Pelo contrario,
LEONARDO foi um autodidata, alguém que trabalhou para pavimentar o caminho
junto à genialidade. Então, mesmo que jamais sejamos capazes de equiparar seus
talentos, podemos aprender com ele e tentar ser um pouco como ele era. Sua vida
nos oferece lições riquíssimas.
SEJA
CURIOSO, INCOMENSURAVELMENTE, CURIOSO:
Einstein
escreveu certa vez a um amigo: “Não tenho nenhum talento especial. Sou apenas
apaixonadamente curioso”.
LEONARDO,
na verdade, tinha talentos especiais. Sua característica mais distinta e
inspiradora era a intensa curiosidade. Entre outras coisas ele queria saber por
que razão as pessoas bocejam, como elas andavam no gelo nos Flandres, métodos
para realizar a quadratura do círculo, o que faz a válvula aórtica se fechar,
como a luz é processada pelo olho e como isso influencia a perspectiva em uma
pintura. Ele se instruiu a aprender sobre a placenta do bezerro, a mandíbula do
crocodilo, a língua do pica-pau, os músculos do rosto humano, a luz da Lua e os
contornos das sombras.
SER
INCANSÁVEL E, ALEATORIAMENTE, CURIOSO SOBRE TUDO QUE NOS CERCA É ALGO QUE
PODEMOS NOS ESFORÇAR PARA FAZER A CADA SEGUNDO DA VIDA, exatamente como ele
fez.
BUSQUE
O CONHECIMENTO PELO SIMPLES PRAZER DA BUSCA:
Nem
todo conhecimento precisa ser útil; às vezes ele pode ser perseguido por puro
prazer.
LEONARDO
não precisava saber como as válvulas aórticas funcionavam para pintar a Mona Lisa, da mesma forma que não
precisava descobrir como os fósseis foram parar no topo das montanhas para
criar a Virgem dos rochedos.
AO
SE PERMITIR SER LEVADO APENAS PELA CURIOSIDADE, ELE PODE EXPLORAR MAIS
HORIZONTES E IDENTIFICAR MAIS CONEXÕES DO QUE QUALQUER UM EM SUA ÉPOCA.
CONSERVE A CAPACIDADE DAS CRIANÇAS DE SE
MARAVILHAR:
Em
um determinado ponto da vida, a maioria de nós para de se importar com os
fenômenos cotidianos. Podemos até aprecias a beleza de um céu azul, mas não nos
damos mais o trabalho de descobrir por que ele é justamente dessa cor. Como Einstein,
que escreve para um amigo: “Você e eu jamais deixaremos de agir como crianças
curiosas perante o grande mistério no qual nascemos”.
PRECISAMOS
TOMAR O CUIDADO DE NUNCA DEIXAR NOSSA CRIANÇA INTERIOR CRESCER OU PERMITIR QUE
ISSO ACONTEÇA COM NOSSOS FILHOS.
OBSERVE:
O maior talento de LEONARDO era a
habilidade aguçada para observar o mundo.
Era
esse dom que alimentava sua curiosidade – e vice-versa. Não era uma espécie de
dom sobrenatural, mas um produto de seus esforços.
Quando
foi inspecionar os fossos que cercavam o Castelo Sforzesco, ele viu as
libélulas e percebeu que elas tinham quatro asas e que os pares se alternavam
durante o movimento. Quando andava pela cidade, ele notava como as expressões
faciais das pessoas se relacionavam com suas emoções e descobriu como a luz é
refletida em diferentes tipos de superfície. LEONARDO observou quais pássaros
moviam as asas mais depressa para cima do que para baixo e quais faziam o
contrário. Isso nós também podemos fazer. E quanto a água caindo em um recipiente?
Fique observando, exatamente como ele, os redemoinhos se formando. Depois se
pergunte: por que?
COMECE
PELOS DETALHES:
Em um caderno, LEONARDO compartilhou um
de seus truques para realizar uma observação cuidadosa: faça por etapas,
começando pelos detalhes.
Ele
comparou à pagina de um livro que não pode ser absorvida em apenas um olhar; é
preciso ler palavra por palavra.
“Se
você quiser ter um conhecimento sólido sobre as formas de um objeto, comece pelos
detalhes e não avance para o próximo se não tiver gravado bem o primeiro na memória.
”
VEJA
O QUE ESTÁ INVISÍVEL:
O helicóptero de Leonardo
A
principal atividade de LEONARDO durante grande parte dos anos de formação foi a
produção de espetáculos, performances
e peças teatrais. Nelas, ele misturava
sua engenhosidade teatral com fantasia, o que lhe deu uma criatividade
combinatória: ele era capaz de ver pássaros voando, mas também enxergava anjos;
ou leões rugindo, mas também dragões.
MERGULHE
NO DESCONHECIDO:
Códex Leicester
LEONARDO
preencheu a página de abertura de um caderno com 169 tentativas de realizar a
quadratura do círculo.
Em
oito páginas do Códex Leicester,
registrou 730 descobertas sobre o fluxo da água. Em outro caderno há 67
palavras descrevendo vários tipos de movimentos da água. Ele mediu cada
segmento do corpo humano, calculou as relações de proporcionalidade e fez o
mesmo com um cavalo.
Ele estudou todas essas coisas pelo
simples prazer de aprender.
DISTRAIA-SE:
A matemática nos desenhos de Leonardo
A
maior crítica que se faz a LEONARDO é o fato de esses interesses que ele
perseguia de forma apaixonada terem feito com que saísse pela tangente,
literalmente, no caso dos estudos de matemática. Kenneth Clark lamentou que
eles “empobreceram seu legado”. Contudo, a disposição de LEONARDO em se interessar por qualquer tópico que cruzava seu
caminho deixou sua mente muito mais rica e com muito mais conexões.
RESPEITE
OS FATOS:
LEONARDO foi um percursor da era dos experimentos
observacionais e do pensamento crítico.
Quando
tinha uma ideia, ele criava uma maneira de testá-la. E, quando a experiência
mostrava que a teoria estava errada, (como a crença que fontes de água no
interior da Terra eram alimentadas da mesma firma que os vasos sanguíneos nos
seres humanos) ele abandonava a teoria e elaborava outra. Essa prática se
tornaria comum um século depois, durante a era de Galileu e Bacon. Entretanto,
ela era um pouco menos prevalente naquela época. Se quisermos ser um pouco mais
parecidos com LEONARDO, não devemos ter medo de mudar de ideia conforme novas
informações vão surgindo.
PROCRASTINE:
Quando
trabalhava em A Última Ceia, LEONARDO
às vezes ficava olhando para a pintura por uma hora, dava uma mísera pincelada
e em seguida ia embora. Ele disse ao Duque Ludovico que a criatividade
demandava tempo para que as ideias se apurassem e as intuições se firmassem. Explicou:
“Homens de intelecto elevado às vezes
obtêm seus maiores avanços quando trabalham menos, uma vez que suas mentes,
então, ocupam-se com as ideias e com o aperfeiçoamento dos conceitos aos quais
posteriormente darão firma. ”
A
maioria de nós não precisa de nenhum incentivo para procrastinar; fazemos isso
instintivamente. Mas procrastinar como LEONARDO dá muito trabalho: o processo
envolve reunir todas as informações e ideias sobre um assunto e só então deixar
que essa grande coleção fermente.
FAÇA
COM QUE O PERFEITO SEJA INIMIGO DO BOM:
Rigor e obstinação
Quando
não conseguiu fazer a perspectiva em A
batalha de Anghiari ou a interação em A
adoração dos magos funcionarem perfeitamente, LEONARDO abandonou essas
obras em vez de produzir um trabalho que era apenas bom. Ele manteve consigo
obras-primas como A Virgem e o Menino com
santa Ana e a Mona Lisa até o fim
sabendo que sempre poderia acrescentar uma nova pincelada.
STEVE
JOBS também era tão perfeccionista que postergou a liberação do Macintosh
original até que sua equipe conseguisse fazer com que as placas de circuito
internas ficassem bonitas, muito embora ninguém fosse vê-las.
Tanto
ele quanto LEONARDO sabiam que artistas de verdade se preocupam com a beleza
até das partes ocultas. Contudo, JOBS
acabou adotando uma máxima que contradizia essa ideia “Artistas de verdade
entregam”, significando que às vezes é preciso entregar um produto mesmo quando
ainda há ajustes e melhorias a serem feitas. Essa é uma boa regra para a vida
cotidiana, porém há momentos em que é
melhor ser como LEONARDO e não desistir de algo até que esteja perfeito.
PENSE
VISUALMENTE:
LEONARDO
NÃO FORA ABENÇOADO COM A HABILIDADE DE
FORMULAR EQUAÇÕES MATEMÁTICAS OU ABSTRAÇÕES COMPLEXAS. Por isso precisava
visualiza-las, o que fez no estudo de proporções, nas regras de
perspectiva, no método para calcular reflexos em espelhos côncavos e nas
maneiras de alterar formas mantendo a área original. Com frequência, quando
aprendemos uma formula ou uma regra – mesmo uma simples, como a multiplicação
dos números ou a mistura de uma cor de tinta -, paramos de visualizar como ela
funciona. Como resultado, perdemos a capacidade de apreciar a beleza fundamental
por trás das leis da natureza.
EVITE FECHAR HORIZONTES:
No
final de muitas de suas apresentações, JOBS mostrava um slide com uma placa do
cruzamento entre as ruas “ Artes Liberais” e “Tecnologia”. Ele sabia que é
nesse cruzamento que fica a criatividade. LEONARDO tinha uma mente aberta que
perambulava alegremente por todas as disciplinas da arte, da ciência, da
engenharia e das humanidades. Seu conhecimento sobre como a luz atinge a retina
o ajudou a criar a perspectiva de A
Última Ceia, e na página de desenhos anatômicos que mostra a dissecação dos
lábios nele desenhou o sorriso que reapareceria na Mona Lisa. Ele sabia que a arte era uma ciência e a ciência era uma
arte. Não importava se estava desenhando um feto no útero ou os turbilhões de
um dilúvio: LEONARDO sempre borrava os
limites entre as duas coisas.
FAÇA
COM QUE SEU ALCANCE SEJA MAIOR DO QUE SUA COMPREENSÃO:
Imagine,
da mesma forma que ele imaginou, como você construiria uma máquina voadora ou
desviaria o curso de um rio. Aventure-se a projetar uma máquina de
moto-contínuo ou resolver a quadratura de um circulo usando apenas régua e
compasso.
EXISTEM CERTOS PROBLEMAS QUE JAMAIS
RESOLVEREMOS. APRENDA POR QUÊ.
ALIMENTE
SUA FANTASIA:
A
besta gigante? Os tanques que pareciam tartarugas? As plantas para uma cidade
ideal? Os mecanismos para bater as asas de uma máquina voadora controlada por
um homem? Assim como borrava os limites entre ciência e arte, LEONARDO fazia o
mesmo com o que separa a realidade da fantasia.
Ele pode não ter produzido máquinas
voadoras, mas sua imaginação voou muito alto.
CRIE
PARA VOCÊ, NÃO SÓ PARA OS PATRONOS:
Marquesa Isabella - tela apreendida na Suíça, falsamente atribuída a Da Vinci
Não
importa o quando a rica e poderosa marquesa Isabella d´Este implorara. LEONARDO
não pintou seu retrato. Mas ele começou a trabalhar em outro, o da mulher de um
negociante de seda chamada Lisa.
Fez isso porque queria e seguiu
aperfeiçoando essa obra pelo resto da vida, sem entregá-la ao cliente.
TRABALHE
EM CONJUNTO:
Homem Vitruviano
A
genialidade costuma ser vista como algo que pertence à esfera dos solitários,
que se encerram em sótãos e são atingidos por lampejos de criatividade. Como a
maioria dos mitos, o do gênio recluso contém certa verdade. Contudo, em geral
há mais detalhes por trás da história. As Madonas
e os estudos de planejamento produzidos no ateliê de Verrochio, assim como as
versões de Virgem dos rochedos e da Madona do fuso e outras pinturas que
saíram do ateliê de LEONARDO foram criadas em processos tão colaborativos que é
difícil determinar quem os criou. O Homem Vitruviano (imagem acima) foi produzido após uma troca
de ideias e esboços entre amigos. Os melhores estudos de anatomia de LEONARDO
surgiram quando ele estava trabalhando em parceria com Marcantonio Della Torre.
E seu trabalho mais divertido foi feito a partir das colaborações nas produções
teatrais e entretenimentos noturnos produzidos na corte dos Sforza. A
genialidade se origina de um brilhantismo individual, ela necessita de uma
visão singular. No entanto, para executá-la, em geral é necessário trabalhar
com outras pessoas: a inovação é um
esporte coletivo; a criatividade, um esforço colaborativo.
FAÇA
LISTAS:
Listas lembretes de Leonardo
E
COLOQUE ITENS ESTRANHOS NELAS.
As
listas de coisas a fazer de LEONARDO são provavelmente os maiores tributos à
pura curiosidade que o mundo já viu.
FAÇA
ANOTAÇÕES – NO PAPEL:
Anotações de Leonardo
Quinhentos
anos depois, os cadernos de LEONARDO ainda estão por aí para nos surpreender e
nos inspirar. Daqui a cinquenta anos, nossos próprios cadernos, se levarmos a
sério a iniciativa de começar a preenchê-los, estarão por aí para surpreender e inspirar nossos netos ao
contrário de nossos tuítes e posts no Facebook.
ESTEJA
ABERTO AO MISTÉRIO.:
Nem
tudo precisa de linhas bem definidas.
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