CRIANDO UMA PEÇA TEATRAL
COMO DESENVOLVER UM TEXTO DRAMÁTICO
primeiros passos
- O texto teatral, é um texto fictício, tal qual o conto e o romance, necessita de diálogos, personagens, de cenário, antagonista, figurino, de um intrigante conflito central, e de imprevisível desfecho.
- Diferente do texto narrativo, a peça teatral não requer um narrador.
- Ela é escrita para ser encenada.
- A história é guiada através dos diálogos e de rubricas.
- As rubricas são orientações, indicações de como os personagens devem agir e reagir, isto é, ditam a linguagem corporal / gestual em cada ação e reação, e muitas vezes indicam até o lugar onde devem estar o personagem naquele momento da cena.
- As rubricas vêm sempre entre parênteses ou em itálico.
- Estão incorporados no roteiro: o cenário, iluminação, o figurino, e adereços.
- Como tudo acontecerá ao vivo, sem cortes, sem filtros, o escritor deve ter em mente até mesmo os efeitos especiais de uma cena. Efeitos especiais são truques para criar uma ilusão de ótica: fumaça, gelo seco, pirotecnia, maquiagem, ruídos, etc.
- Há de se criar a trama com um interessante antagonista, e subtramas. Na escrita criativa, uma subtrama pode revelar mais sobre personagens secundários, criar reviravoltas na história, e até adicionar outra dimensão para a trama. Uma boa subtrama aumenta a curiosidade sobre o personagem principal.
- Levar em conta o cenário, faça com que o personagem percorra o espaço destinado à peça.
- Há escritores que começam a escrever o clímax da história, ou o final da peça, antes do primeiro ato. Isso, para evitar erros ou empobrecimento do texto, e para garantir que a história permaneça no rumo idealizado.
- O ideal é criar um mapa mental, ou roteiro delineado antes de começar a escrever. O esboço vai ajudar a enxergar os pontos-chave da história, e pode ajudar a construir cenas mais profundas, e até mesmo eliminar o que for desnecessário.
COMO ESCREVER UM ROTEIRO - COM JUCA DE OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário